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A 3 de março de 1998, a Škoda revelou o primeiro Octavia Combi da geração moderna no Salão Automóvel Internacional de Genebra. A produção em série do futuro bestseller já tinha começado algumas semanas antes, em fevereiro de 1998, numa moderna fábrica de produção em Mladá Boleslav.

Ao longo dos últimos 25 anos, o modelo lendário tornou-se uma das carrinhas de maior sucesso na sua categoria em muitos países. A atual quarta geração também oferece versões eletrificadas: um motor híbrido plug-in no Octavia Combi iV e um Octavia Combi e-TEC com tecnologia híbrida.

Alguns dos pontos fortes tradicionais do prático Škoda Octavia Combi incluem uma excelente relação preço/performance, uma grande variedade de sistemas de assistência e um nível superior de segurança ativa e passiva. Isto foi mais uma vez confirmado em dezembro de 2022 pelos mais exigentes testes Euro NCAP, válidos até 2028.

Outro capítulo, ainda mais bem-sucedido, começou em 1992, pouco depois da integração do fabricante de automóveis checo no Grupo Volkswagen. O recém desenvolvido Octavia foi o primeiro Škoda com base na plataforma de chassis A4 do Grupo e a equipa de design liderada por Dirk van Braeckel já estava a trabalhar num ambiente CAD digital. A produção do Škoda Octavia, inicialmente com uma carroçaria de elevação, começou em setembro de 1996 numa sala de montagem completamente nova na fábrica de Mladá Boleslav, uma das mais modernas da Europa.

A partir de setembro de 1997, cerca de 200 unidades do novo Octavia Combi foram produzidas como parte da pré-produção. A chamada série zero ainda não tinha sido entregue aos clientes. A produção começou em fevereiro pouco antes da estreia mundial oficial na terça-feira, 3 de março de 1998, no Salão Automóvel Internacional de Genebra. Os primeiros compradores receberam a encomenda já em maio de 1998. A carrinha de quatro metros e meio tinha uma distância entre eixos de 2512 mm, era seis milímetros mais longo e 26 mm mais alto do que o liftback. Os 548 a 1.512 litros de espaço de bagagem encontravam-se entre os maiores da classe.

A partir do verão de 2004, a segunda geração do Octavia Combi foi produzida paralelamente com a primeira geração moderna (internamente chamada A4). A coexistência propositada durou seis anos, uma vez que os dois automóveis se complementaram perfeitamente no mercado. As formas modernas do sucessor Octavia A5 foram criadas por uma equipa de designers liderada por Thomas Ingenlath. Até 2013, 881.200 clientes tinham optado pelo familiar, representando 33% das vendas globais do Octavia.

O terceiro Octavia Combi (A7), lançado a 7 de março de 2013, foi ainda mais bem-sucedido. A gama expandiu-se gradualmente para incluir um Octavia Scout, uma versão outdoor com tração 4×4 avançada, caixa automática e muitas outras características modernas. Entre 2012 e 2020, 1.195.500 unidades da terceira geração do Octavia Combi deixaram as instalações de produção da Škoda.

Lançada em novembro de 2019, a quarta geração é a primeira produção da Skoda em série modelo com a tecnologia mild-hybrid e-TEC. Pela primeira vez, a Škoda disponibiliza um Octavia Combi iV híbrido plug-in que também tem uma versão desportiva: o Octavia Combi RS iV. A quarta geração moderna do bestseller da marca ultrapassou o quarto de um milhão de unidades entregue aos clientes. O Škoda Octavia Combi atingiu assim mais de 2,8 milhões clientes no total, ao longo do último quarto de século.

De 1 de março a 17 de maio, a história do Octavia será recordada através de uma exposição no Museu da Škoda, em Mladá Boleslav.

Ricardo Carvalho

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