A Skoda tem estado fortemente envolvida nos desportos motorizados há décadas e, esta semana, a marca checa revelou o Enyaq RS Race, um concept que sugere a forma como os mais recentes modelos elétricos da marca poderão encaixar nas suas futuras atividades de competição.
Baseado no atual Enyaq Coupe vRS, o conceito ganha atitude com um grande guarda-lamas traseiro, grelhas agressivas nas janelas e um difusor que consome muito ar. Os guarda-lamas mais largos – ventilados à frente – cobrem enormes jantes que parecem caricaturas das jantes Alpina “cotton reel” de finais dos anos 70, há um conjunto de saias laterais muito largas e a pele metálica do tejadilho parece ter sido trocada por fibra de carbono.
Há mais modificações aerodinâmicas na secção dianteira, que a marca diz ter sido inspirada no nariz do Skoda Fabia RS Rally2, mas não revela nada sobre a suspensão ou o motor, ou mesmo quais são seus planos para este protótipo.
“O Enyaq RS Race não é um estudo de design que ficará apenas no papel; vai ser um carro real”, garante Daniel Petr, designer sénior da Skoda. “Será mais baixo, mais largo, mais leve e, acima de tudo, mais dinâmico. Por isso, ficou claro desde o início que o design tinha de ser agressivo com um forte ADN de competição.”
Pessoalmente, esperamos que isto seja uma espécie de prenúncio de um carro de estrada louco, uma espécie de Black Series ou CSL da linha Enyaq, embora isso pareça improvável. Ou talvez seja uma dica do que podemos esperar quando o Enyaq vRS for substituído daqui a alguns anos. Mas é mais provável que seja uma antecipação do próximo carro de rali da marca.