A Škoda Motorsport apresenta um novo concept car de competição totalmente elétrico: o Enyaq RS Race. Enraizado no ADN de competição da marca checa, este concept apoia o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e materiais sustentáveis, servindo como um projeto-piloto para futuros modelos de produção.
O concept car, mais baixo e mais largo, incorpora peças inovadoras e sustentáveis em biocompósito que proporcionam as mesmas vantagens de rigidez e peso que a fibra de carbono, contribuindo para uma redução de peso global de 316 kg em comparação com o Škoda Enyaq Coupé RS em que se baseia.
Os engenheiros da Škoda Motorsport desenvolveram um automóvel de competição totalmente elétrico que se aproxima do comportamento e do espaço interior do bem-sucedido Škoda Fabia RS Rally2. O DNA de competição da marca e as rigorosas exigências do automobilismo continuam a ultrapassar os limites da inovação técnica.
O desenvolvimento do Enyaq RS Race começou em 2023. O projeto mostra as atividades da Škoda no campo do automobilismo eletrificado, impulsionando o progresso em direção a um futuro mais sustentável. Baseado no Škoda Enyaq Coupé RS, o concept car usa a mesma base motriz elétrica, mas é 70 mm mais baixo, 72 mm mais largo na frente e 116 mm mais largo na traseira. Mais importante ainda: é significativamente mais leve do que o modelo de produção.
Para reduzir o peso face ao modelo de produção, os engenheiros da Škoda Motorsport utilizaram materiais inovadores e sustentáveis, removendo todos os componentes não necessários para a utilização prevista do automóvel. Além disso, incorporaram janelas laterais e traseiras feitas de policarbonato leve. Estas medidas em conjunto resultaram numa redução de peso total de 316 kg.
Um total de 16 componentes do veículo são fabricados a partir de materiais sustentáveis, com fibras de linho naturais a substituir o carbono tanto no interior como no exterior. Estes são testados nas condições de corrida mais exigentes, por exemplo, no Škoda Fabia RS Rally2, juntamente com lubrificantes sustentáveis para motores, transmissões e amortecedores. Um exemplo é o AmpliTex, um tecido de reforço técnico fabricado a partir de fibras de linho renováveis cultivadas na Europa. Estas fibras não só reduzem as vibrações no interior e contribuem para a redução do peso, como também servem como um elemento de design visualmente atrativo. Além disso, as fibras são processadas mecanicamente e não quimicamente, e o cultivo do linho tem um impacto significativamente menor no solo em comparação com outras culturas.
A tecnologia PowerRibs da Bcomp utiliza fibras naturais extremamente leves e de elevado desempenho, também fabricadas a partir do linho. As PowerRibs combinam a máxima rigidez com o mínimo peso, criando uma estrutura 3D para reforçar os painéis da carroçaria do automóvel. As vantagens incluem a poupança de matérias-primas, a redução do peso e a diminuição dos custos de produção devido à utilização de menos consumíveis. O material oferece vantagens de rigidez e peso comparáveis às da fibra de carbono, reduzindo as emissões de CO2 em cerca de 85%. Esta é a primeira vez que a Škoda Auto utiliza este material para componentes grandes e complexos, como os guarda-lamas dianteiros, o painel lateral e os para-choques. Os engenheiros também utilizaram extensivamente a impressão 3D na preparação e produção do protótipo, utilizando materiais reciclados como o nylon e filamentos de biopolímeros biodegradáveis neutros em termos de CO2.
Para criar a carroçaria do Enyaq RS Race, foram retiradas da linha de produção peças individuais da carroçaria, redesenhadas de raiz e montadas de novo. Para além da roll cage feita de aço cromado-molibdénio de alta resistência – que reforça a carroçaria e protege os ocupantes – o concept car apresenta outros elementos de segurança derivados do Škoda Fabia RS Rally2. Estes incluem bancos de competição Atech com cintos de segurança de seis pontos, enchimento de segurança das portas e um extintor de incêndio automático. Tal como nos carros de rali do WRC, as luzes verdes e vermelhas em ambos os lados do veículo indicam o estado do sistema de alta tensão. A altura de condução foi reduzida em 70 mm e os patins de proteção especiais na parte inferior do veículo evitam o desgaste excessivo dos componentes do chassis e protegem a bateria.
O pacote aerodinâmico inclui uma grande asa traseira, um tejadilho aerodinamicamente otimizado e uma entrada de ar NACA que canaliza o ar para o interior. Pequenas ranhuras na parte traseira do tejadilho direcionam o fluxo de ar diretamente para a asa posterior. A entrada de ar para o sistema de arrefecimento também foi redesenhada, com a secção dianteira agora completamente sólida e o ar aspirado através da parte inferior do para-choques, necessitando de uma parede do radiador inclinada. Para-choques redesenhados com duas cortinas de ar adicionais à frente, guarda-lamas mais largos e um novo difusor traseiro, juntamente com a asa traseira de grandes dimensões, aumentam a força descendente, melhorando a estabilidade a velocidades mais elevadas. A turbulência à volta das rodas é minimizada por elementos de orientação do ar em forma de asa, enquanto as grelhas de ventilação nas cavas das rodas dianteiras e traseiras melhoram a aerodinâmica e o arrefecimento dos travões. O Enyaq RS Race pode também ser equipado com jantes aerodinamicamente otimizadas.
As jantes de 20 polegadas estão equipadas com pneus de baixo perfil. Os dois motores elétricos, com uma potência combinada de 250 kW, tal como a bateria de 82 kWh, são idênticos aos do modelo de produção. Tal como o Škoda Enyaq Coupé RS, a velocidade máxima é de 180 km/h, mas o mais leve Enyaq RS Race pode agora acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de cinco segundos.