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Depois do Citigo e do Enyaq (também em formato Coupé), foi hoje apresentado um novo modelo 100% elétrico da Skoda, num evento realizado em Praga. Foi possível observar as linhas inovadoras deste automóvel, que deverá ser um dos SUVs elétricos mais vendidos na Europa.

O Elroq é um modelo estratégico para a marca, que será a alternativa elétrica ao Karoq e que gozará de um preço muito atrativo, em alguns mercados a par do próprio Karoq. É, no entanto, um excelente ponto de partida para um veículo de emissões zero.

O aspeto mais marcante do Elroq é, sem dúvida, o seu aspeto exterior, baseado na linguagem de design Modern Solid, que rompe completamente com o estilo da marca checa nos últimos anos, especialmente na frente. Abandona a sua grelha tradicional em favor de uma grelha muito mais estreita e fechada, com uma assinatura luminosa minimalista completamente reinterpretada e a substituição do emblema da marca pelo nome escrito.

Como é habitual nos modelos elétricos, a aerodinâmica é fundamental para otimizar a eficiência energética dos automóveis, e o Elroq não é exceção. Um exemplo é o arco dinâmico do pilar A, que está finamente integrado. Também se funde com as barras de proteção e termina com um spoiler na traseira.
Segundo a marca, o coeficiente aerodinâmico é de apenas 0,26 graças a muitas soluções inovadoras, como o design dos espelhos retrovisores ou o sistema de arrefecimento dianteiro que abre e fecha consoante as necessidades da bateria.

Mas, claro, este é um Skoda e não faltam soluções Simplesmente Inteligentes, como o habitual guarda-chuva ou o também tradicional raspador de gelo, embora este último esteja localizado na lateral da porta traseira, na ausência da tampa do depósito de combustível.

Com 4,49 metros de comprimento, o Skoda Elroq 2024 insere-se no coração do segmento C, embora prometa um espaço digno de um SUV de tamanho médio. A chave está na plataforma MEB específica, graças à qual o automóvel tem balanços curtos e uma distância entre eixos notável de 2,77 metros. O peso em ordem de marcha não excede as duas toneladas e situa-se nos 1.949 kg.

A bagageira de 470 litros, que pode ser aumentada para 1.580 litros com os bancos rebatidos, também apresenta soluções de arrumação inovadoras, como um piso duplo e uma rede para guardar os cabos de carga. É certo que o volume não é uma referência no seu segmento, mas deverá ser suficiente para a maioria das famílias, incluindo as viagens.

Tal como no exterior, o interior do Elroq apresenta linhas inovadoras e minimalistas, bem como um bom espaço para os passageiros e numerosos compartimentos de arrumação com uma capacidade total de 48 litros. Existem também vários pormenores Simply Clever, como um tabuleiro para tablets e uma caixa de arrumação para os passageiros traseiros.

O cockpit apresenta um novo volante, mais uma vez com as letras da marca em vez do emblema, como proposto pela nova linha de design Modern Solid. Todos os níveis de equipamento do Elroq estão equipados com um ecrã central de 13″, com a interface estreada no Enyaq e nas novas gerações do Superb e do Kodiaq.
Para além do ecrã de infoentretenimento, os ocupantes da frente dispõem de uma barra de botões físicos que permitem um acesso rápido às ajudas à condução, aos programas de condução, às funções de estacionamento ou aos comandos da climatização.

Como opção, estará disponível um head-up display de realidade aumentada que pode apresentar a velocidade, os sinais de trânsito, o cruise control e a navegação de forma mais clara. Além disso, podem ser configuradas setas de navegação dinâmicas, marcadores de destino, ajudas à condução ou marcações de boas-vindas e despedida.

Como tem sido habitual ultimamente, a Skoda também está a apostar em materiais sustentáveis, duradouros e práticos. Os bancos são feitos de couro artificial e tecidos RecyTitan. Os plásticos são 78% PET reciclado e, pela primeira vez, a marca incorpora fibras recicladas através de processos de alta tecnologia que combinam a circularidade com tratamentos químicos seguros.

O Elroq está equipado com três baterias, consoante a versão. O Elroq 50, a variante de entrada de gama, vem com um motor de 170 CV no eixo traseiro, uma bateria de 55 kWh e uma autonomia de 370 quilómetros. O Elroq 60, também de tração traseira, declara 204 CV, tem uma bateria de 63 kWh e uma autonomia de 400 quilómetros.

Para além das duas opções mais simples, existem ainda outras duas com uma bateria de 82 kWh para versões de duas e quatro rodas motrizes. O propulsor do Elroq 85 vem com um motor de 286 CV e a variante 4×4, o Elroq 85x, traz adicionalmente um motor no eixo dianteiro que, combinado com o traseiro, consegue 299 CV e até 560 quilómetros de autonomia.

Em Portugal, a versão Elroq 60, a que será best-seller, vai custar 28 500 euros + IVA.

Ricardo Carvalho

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