Revistacarros

Skoda celebra 125 anos de produção de motores

Motores têm sido desenvolvidos e fabricados em Mladá Boleslav há 125 anos, tornando a Škoda num dos fabricantes com maior tradição no mundo.

A empresa está a celebrar este marco significativo com a produção do motor número cinco milhões da série EA 211. Desde 1899, foram fabricados mais de 15 milhões de motores, incluindo unidades tecnicamente inovadoras, como o primeiro motor de oito cilindros em linha da Europa Central (1907); motores com bloco de alumínio fundido sob pressão na classe de um litro (1964); e os modernos sistemas de propulsão MPI e TSI. A experiência da Škoda na produção de motores é ainda reforçada pela decisão do Grupo Volkswagen de confiar à marca o desenvolvimento de motores a gasolina até 1.6 litros para todo o Grupo.

Em 1991, a Škoda integrou o Grupo Volkswagen e começou a fornecer motores a outras marcas do Grupo apenas seis anos depois. A capacidade da empresa desenvolver motores potentes, eficientes e tecnologicamente avançados, aliada à elevada precisão na produção em grande escala, foi destacada em 2012 com o início da produção de motores EA 211, começando com o então novo 1.0 MPI. Subsequentemente, a Škoda assumiu total responsabilidade pelo desenvolvimento dos motores MPI para todo o Grupo Volkswagen e, em 2014, inaugurou um centro de motores ultramoderno, que inclui instalações avançadas de testes capazes de lidar com motores com potências até 400 kW.

Em março de 2023, o Grupo Volkswagen decidiu transferir gradualmente para a Škoda a responsabilidade por toda a série de motores EA211. Com foco na eficiência, economia e conformidade com os novos padrões de emissões através de soluções técnicas inovadoras, a empresa desenvolve agora motores de combustão para 50 gamas de modelos de sete marcas do Grupo Volkswagen. Estes incluem os motores 1.0 MPI, 1.6 MPI, 1.0 TSI, 1.4 TSI (PHEV) e 1.5 TSI.

Exit mobile version