Revistacarros

Skoda Afriq é um Kamiq de Rali com sistema de tração integral e motor do Octavia

Desde 2013 que a Skoda tem vindo a mostrar vários concept one-off criados por estudantes na Skoda Vocational School. O mais recente membro desta família é o Skoda Afriq, uma versão rali do Kamiq com uma carroçaria modificada, um dispositivo AWD proveniente do Octavia e um sistema de refrigeração que extrai agua potável do ar.

Este é o oitavo modelo proveniente deste programa e o único que demorou dois anos a terminar por causa da pandemia. O Kamiq foi escolhido como base para este projeto, com os estudantes a transformá-lo para carro de rali em quatro meses e 2000 horas de trabalho. O nome escolhido foi inspirado nos mercado do norte de África, onde a Skoda é responsável pelas atividades do Grupo VW.

O Kamiq foi convertido num SUV de três portas e recebeu vias mais alargadas, um splitter de rali dianteiro, faróis extra em LED montados no capô, uma entrada de ar no tejadilho, um escape central e uma enorme asa traseira em fibra de carbono. As jantes são de 15″ com pneus de todo-o-terreno que permitem aumentar a distância ao solo e o “grip” na estrada.

A cadeia cinemática foi “retirada” de um Skoda Octavia, desde o motor até à caixa de velocidades, passando pelo sistema de tração integral. Para o sistema coubesse dentro do Kamiq, o motor e a caixa de velocidades foram ajustados e o sistema de escaoe modificado.
O motor é o 2.0 TSI a gasolina de 190 CV e 320 Nm de binário que envia a potência para as quatro rodas a partir de uma caixa DSG de sete relações.

O habitáculo também foi modificado e está orientado para o rali, desde os bancos ao tablier, volante e roll bar. Há ainda um sistema de navegação da Garmin. Tal como os outros protótipos do mesmo programa, este Afriq não chegará à produção e ficará como um “one-off”.

 

Exit mobile version