A Volkswagen divertiu-se no dia 1 de abril. O construtor alemão anunciou o lançamento de uma edição limitada “Arlequim ” baseada no seu ID.3. Infelizmente, tratava-se de uma brincadeira do dia das mentiras? Basta olhar para o nome “Arlequin “, que se refere a uma verdadeira série limitada lançada nos anos 90.
Este princípio original é interessante, mas pouco difundido na Europa: ninguém tinha esta referência no Velho Continente! Não importa, tinham de encontrar uma forma de dar um novo fôlego às vendas do seu Carocha.
Em 1994, a marca alemã apresentou o Polo, um automóvel citadino muito sério e bem acabado. Para aumentar as vendas do seu pequeno Polo, a Volkswagen decidiu romper com a sua imagem austera e sem alegria com uma edição multicolor muito intrigante: o Polo “Arlequim “.
O aspeto dos elementos exteriores muda consoante a cor inicial. Estão disponíveis quatro cores de base: Vermelho Tornado, Amarelo Ginster, Verde Pistachio e Azul Chagall.
Não há dois painéis de carroçaria iguais, e com razão: a marca pode incorporar até cinco cores no mesmo veículo! Capô vermelho, asa verde, tejadilho azul, porta amarela… imagine a dor de cabeça dos construtores de carroçarias da época, quando cada peça tinha de ser pintada separadamente antes da montagem!
A bordo, os bancos desportivos estilo bacquet apresentam estofos especiais com motivos multicoloridos. O volante é revestido a pele azul. Para enfrentar um veículo como este no dia a dia, é preciso querer muito…
Como correram as vendas do Polo multicolorido? Muito melhor do que o esperado! Apenas 1.000 unidades do citadino alemão deveriam sair da linha de montagem. No final, foram produzidas 3.806 unidades na fábrica de Pamplona, em Espanha. A maioria destas unidades foi vendida na Alemanha. Apenas 10 foram vendidos em Espanha. Não contente com este sucesso inesperado, a Volkswagen repetiu o processo em 1996 com o Golf, exclusivamente para o mercado americano. Infelizmente, foi um fracasso absoluto: foram vendidas apenas 264 unidades nos EUA.