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Seria este Suzuki XBee uma boa solução 4×4 para Portugal?

O fim das vendas do Suzuki Jimny na Europa (e também do Ignis, o seu 4×4 mais barato) deixou-nos com o coração pesado.

Por isso, procurámos soluções para compensar a sua ausência. Uma delas foi investigar a gama internacional da marca japonesa. Foi aí que nos deparámos com o adorável XBee.

Trata-se de um pequeno 4×4, com apenas 3,76 metros de comprimento, que, para nossa surpresa, incorpora um grupo motopropulsor híbrido ligeiro, que o qualificaria para a etiqueta Eco no nosso país. Mais concretamente, utiliza um motor 1.0 Boosterjet de três cilindros turboalimentado com 99 cv, associado exclusivamente a uma caixa automática de seis velocidades.

Este veículo faz uma média de 5,9 litros por 100 km, de acordo com a respetiva homologação, e oferece uma distância ao solo de 18 cm, o que não é mau. É verdade que lhe falta uma caixa de redução, mas tenha em conta que, graças ao seu peso inferior a 1000 kg e aos bons pneus, o XBee pode fazer maravilhas fora de estrada.

Além disso, o automóvel inclui o Hill Descent Control, o programa de condução na neve e o controlo de tração avançado Grip Control para otimizar o comportamento em superfícies escorregadias ou de baixa aderência.

Se o desaparecido Fiat Panda 4×4 era uma solução perfeita para a mobilidade no inverno, especialmente em zonas montanhosas, o Suzuki XBee representa o mesmo conceito e apresenta tecnologia específica de uma marca japonesa, muito especializada neste tipo de veículos.

No interior, o XBee tem quatro lugares e um ecrã central integrado no painel de instrumentos, bem como vários comandos convencionais e um curioso seletor de velocidades automático. A instrumentação é analógica e apresenta dois mostradores, além de um pequeno ecrã digital com o computador de bordo.
Os preços do Suzuki XBee 2025 na China começam em 2.190.100 ienes, ou seja, 13.700 euros, embora esta versão de entrada só tenha um eixo de tração. Para comprar o XBee 4×4 mais barato, basta desembolsar 14.630 euros.

Não sabemos se a Suzuki Ibérica vai tentar compensar de alguma forma a ausência do Jimny, mas dentro do construtor existem soluções tão válidas e atractivas como o XBee. Deixe-nos a sua opinião nos nossos perfis nas redes sociais.

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