A Toyota apresentou o seu segundo modelo elétrico. É, basicamente, a versão elétrica do Yaris Cross que reedita uma designação do passado da marca e que foi desenvolvido a partir do Urban Cruiser concept apresentado no ano passado durante o Kenshiki Forum. Contudo, conta com uma plataforma dedicada totalmente desenvolvida de raiz que é mais leve.
O objetivo deste modelo é dar à marca japonesa uma forte presença num segmento em franco crescimento e que é dos mais competitivos na Europa.
Até 2026, a Toyota terá 15 veículos com emissões zero na sua gama, incluindo seis veículos elétricos a bateria que utilizam uma plataforma dedicada.
O design deste novo Urban Cruiser é uma qualidade que o quer diferenciar dos seus concorrentes.
O apelo ao cliente é construído com um carácter de SUV autêntico, comunicado por uma poderosa parte inferior da carroçaria. Desenvolvido com base no tema “Urban Tech”, o estilo sofisticado e robusto confere-lhe uma aparência arrojada de todos os ângulos. A extremidade dianteira em “tubarão cabeça de martelo” – a mais recente linguagem de design da marca – é um elemento-chave. Os para-choques dianteiro e traseiro são poderosos e a assinatura luminosa estende-se à largura da porta da bagageira, destacando o porte atlético dos guarda-lamas.
Quanto a dimensões, o novo Urban Cruiser elétrico é um pouco maior que a versão com motor híbrido. Assim são, 4285 mm de comprimenro, por 1800 mm de largura e 1640 mm de altura. A distância entre eixos chega aos 2700 mm.
A manobrabilidade é um dos destaques do modelo com um raio de viragem de apenas 5,2 m. As jantes em liga leve de 18 ou 19 polegadas de diâmetro, consoante o modelo, equipadas com coberturas de roda de estilo futurista poupam peso e reforçam a aerodinâmica.
A distância entre eixos comparativamente longa do Urban Cruiser (+140 mm que o Yaris Cross) é a chave para um interior espaçoso e versátil. O facto de dispor de um sistema de bancos deslizantes, que regulam longitudinalmente, acabam por favorecer o espaço a bordo. Os bancos são rebatíveis numa configuração 40:20:40 e podem também ser reclinados. O aspeto do tablier é minimalista e arejado, com um painel de instrumentos baixo e horizontal que combina com uma posição de condução elevada para proporcionar uma excelente visão ao condutor e passageiros. A iluminação ambiente oferece 12 cores diferentes para definir um ambiente de habitáculo adequado à viagem ou à altura do dia.
O Urban Cruiser será oferecido com duas opções de capacidade de bateria e a opção de tração dianteira ou integral. Ambos utilizam a tecnologia de fosfato de ferro-lítio, com a vantagem da durabilidade, segurança e custo reduzido. Assim, poderemos encontrar uma bateria de 49 kWh de capacidade exclusivamente na versão com tração dianteira (FWD), proporcionando uma potência de 106 kW / 144 CV. Adicionalmente, para o modelo FWD, haverá uma bateria de 61 kWh de capacidade que produz 128 kW / 174 CV. Em determinados mercados Europeus, o Urban Cruiser será também proposto com tração integral. Nesta versão, a bateria de 61 kWh de capacidade debita 135 kW / 184 CV.
Todas as versões do Urban Cruiser estão equipadas com uma bomba de calor economizadora de energia para o sistema de ar condicionado e um pré-aquecimento manual da bateria para otimizar o desempenho em condições mais frias.