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Segunda vida da fábrica da Nissan em Barcelona recomeça com a Ebro

Já se sabia há algum tempo, mas agora é uma realidade: a Ebro começou a produzir os seus primeiros automóveis na fábrica da Nissan na Zona Franca de Barcelona.

O Presidente da Generalitat de Catalunya, Salvador Illa, presidiu ao evento; o Ministro da Indústria e do Turismo, Jordi Hereu; e os Ministros catalães da Presidência, Albert Dalmau; dos Negócios e da Indústria, Miquel Samper; da União Europeia e da Ação Externa, Jaume Duch; e da Economia e do Trabalho, Alicia Romero.

A eles se juntaram o Presidente do Comité Permanente do Congresso Nacional do Povo Chinês, Zhao Leji; e o Embaixador da República Popular da China em Espanha, Yao Jing e o Embaixador de Espanha na República Popular da China.
Rafael Ruiz, Presidente da EV MOTORS, afirmou: “O projeto EV Motors e Ebro foi marcado desde o início por um objetivo claro: recuperar e transformar a indústria automóvel no nosso país. Graças à colaboração entre instituições, sindicatos, investidores e o nosso parceiro e líder automóvel Chery, estamos a dar vida a uma nova geração de veículos que combina legado histórico e inovação”.


“Hoje começamos a construir carros novamente na Zona Franca de Barcelona. O nosso Ebro s700 marca o início de uma nova etapa: a realidade de um compromisso com a reindustrialização, a inovação, o emprego e a transição para a mobilidade sustentável. Hoje, a marca Ebro está de novo a bater no coração industrial do nosso país”, concluiu.
Tongyue Yin, Presidente da Chery Automobile, afirmou: “A marca Ebro tem profundas raízes culturais e significado histórico em Espanha. A Chery e a Ebro juntam-se para reunir os pontos fortes das empresas de ambos os países e estão empenhadas em transformar a marca EBRO na principal marca automóvel nacional de Espanha”.

“Seguindo o conceito de “em Espanha para Espanha, na Europa para a Europa”, as duas partes pretendem alcançar um desenvolvimento sustentável através do desenvolvimento conjunto e da promoção de novas tecnologias de energia verde”, afirmou.
Tal como já tinha sido anunciado, a produção da fábrica desenrolar-se-á em duas fases. Na primeira fase, que já teve início, os veículos serão montados na fábrica e, a partir de 2025, serão acrescentados os processos de soldadura, pintura e montagem completa.

A produção terá início com o Ebro s700, ao qual se juntará dentro de algumas semanas o seu irmão mais velho, o S800. O comunicado de imprensa refere que “o objetivo é colocar os modelos entre os mais vendidos do seu segmento até 2025”.
Os SUV utilizarão dois tipos de motores, um híbrido plug-in e um motor de combustão convencional. Os primeiros combinam um motor a gasolina turbo de 1,5 litros com um motor elétrico, desenvolvendo 350 CV e prevendo uma autonomia em modo elétrico superior a 90 quilómetros.
Os segundos utilizam um motor turbo a gasolina de 1,6 litros com 150 CV e 275 Nm, com tração dianteira e caixa de velocidades automática.

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