A SEAT é o primeiro fabricante industrial na Europa a ter veículos guiados automaticamente em zonas externas (automated guided vehicles, em inglês) com navegação SLAM (simultaneous localization and mapping, em inglês), ligação 4G e carregamento de baterias elétricas por indução. Até ao momento, oito AGVs estão a circular fora das oficinas de produção da fábrica de Martorell para automatizar o transporte de peças. Os novos veículos juntam-se aos 200 AGVs que fornecem peças dentro das oficinas de montagem nas fábricas de Martorell e Barcelona.
Cada AGV externo e as suas carruagens compõem um comboio de 25 metros com capacidade máxima de transporte de 10 toneladas, que juntamente com os veículos fazem um percurso de 3,5 quilómetros. Graças à navegação SLAM, esses veículos não são guiados por fita magnética ou fios, reduzindo os custos de manutenção.
São mais versáteis para se adaptar a novas rotas e a sua instalação não requer nenhuma construção. Ao todo, os oito AGVs viajam 240 quilómetros por dia. No momento, já existem duas rotas operacionais entre a prensa e as oficinas de carroçaria, nas quais são entregues peças laterais do veículo e elementos móveis, como escotilhas e portas, o que reduz com o transporte de camiões entre estas oficinas.
O uso da frota de AGVs externos permite uma redução de 1,5 tonelada de CO2 por ano, pois até agora essas entregas eram feitas com um camião e um trator.
O uso desses AGVs permite um fornecimento mais eficiente e económico, e reduz os stocks no ponto de partida e no destino, bem como o tráfego de veículos dentro da fábrica. O projeto foi desenvolvido em colaboração com a ASTI Mobile Robotics e com a Telefónica.
O vice-presidente de produção e logística da SEAT, Dr. Christian Vollmer, afirmou que “nos últimos anos, a SEAT tem introduzido inovações pioneiras no campo da logística e este é outro exemplo do nosso compromisso em nos tornar uma referência para a Indústria 4.0.