Ao contrário do Skoda Kodiaq, o Tarraco não verá uma segunda geração. O SUV espanhol será retirado de produção apenas seis anos após a sua estreia em 2018. O Tarraco foi o primeiro SEAT a obter uma opção de motorização híbrida plug-in.
A marca espanhola confirmou a notícia à Autocar com a seguinte declaração: “O Seat Tarraco tem sido um sucesso. Mas não haverá um sucessor do Tarraco. A partir de meados de 2024, concentrar-nos-emos no novo Cupra Terramar no segmento, que preencherá muito bem este espaço. O Tarraco será então retirado de circulação – a sua produção terminará no segundo trimestre de 2024”.
O fim do Tarraco era fácil de prever, uma vez que não foi mencionado na apresentação de março de 2024 sobre o reinício da Seat. Pelo contrário, todos os restantes modelos da Seat – incluindo o Ibiza, Arona, Ateca e Leon – serão actualizados, prolongando os seus ciclos de vida até ao “fim da era da combustão”.
Embora a SEAT considere o Tarraco um “sucesso”, os números sugerem o contrário. As vendas nunca decolaram na Europa, caindo da alta de 29.615 unidades em 2019 para apenas 12.872 unidades em 2022 (a empresa não compartilhou os números de vendas do Tarraco para 2023). Para efeito de comparação, o Skoda Kodiaq atingiu o pico de 88,516 vendas na Europa em 2019.
O Cupra Terramar servirá como um sucessor indireto do SEAT Tarraco, na esperança de atrair mais compradores com seu caráter mais esportivo, tecnologia avançada e opções de trem de força eletrificado (híbrido moderado e híbrido plug-in) compartilhado com o VW Tiguan.
Apesar da confirmação, o Tarraco ainda está listado no site oficial da SEAT em Espanha, e provavelmente permanecerá disponível enquanto durar o stock.