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A linha do SEAT Leon na fábrica de Martorell está quase irreconhecível. Hoje não produzem automóveis, em vez disso produzem ventiladores para colaborar com o sistema de saúde no meio da crise da COVID-19.

Passar da produção de automóveis a ventiladores em tempo recorde é o resultado do trabalho intenso de muitos colaboradores da SEAT e de uma força muito potente: a solidariedade. “A motivação de todas as pessoas envolvidas neste projeto é ajudar na forma como sabemos, que é produzir em massa, desta vez para salvar vidas”, segundo Nicolás Mora, da área de produção da SEAT Martorell.
Desde o início da situação causada pela COVID-19, foram lançadas diferentes iniciativas na SEAT para combater a propagação do vírus. Especificamente, para produzir os materiais mais procurados pelos hospitais, tais como ventiladores. Uma equipa de engenheiros começou incansavelmente a desenhar vários protótipos, 13 no total, até que o modelo final fosse produzido.
Com engrenagens impressas na SEAT, eixos da caixa de velocidades e o motor adaptado de um limpa para-brisas, o projeto toma forma. O objetivo era fabricar os ventiladores com a mais alta qualidade, e o resultado é o OxyGEN. Desenhado em colaboração com o Protofy.XYZ, os ventiladores estão a ser montados nas instalações da SEAT.

150 colaboradores de diferentes áreas mudaram o seu local de trabalho habitual para montar os ventiladores onde costumavam ser montadas as partes do SEAT Leon. “Modificar uma linha de montagem que fabrica uma subestrutura, uma peça de automóvel, e ser capaz de transformá-la para fabricar ventiladores tem sido um trabalho árduo que envolve muitas áreas da empresa e nós fizemo-lo no tempo recorde de uma semana”, diz Sergio Arreciado da área de Engenharia de Processos da SEAT. Cada ventilador tem mais de 80 componentes eletrónicos e mecânicos e passa por um exaustivo controlo de qualidade com esterilização por luz ultravioleta.
Um ventilador está atualmente a ser submetido a testes prolongados como parte do processo de aprovação. Entretanto, a linha continua a funcionar graças a muitos colaboradores que dedicaram a este projeto várias horas de sono. “Só de saber que tentámos ajudar a salvar uma vida, todo este trabalho terá valido a pena”, diz Francesc Sabaté, de I&D da SEAT.

Empresas e entidades em colaboração:

Protofy.XYZ
CMCiB
Universidade de Barcelona
Recam Laser
Doga Motors
Luz Negra
Ficosa
Bosch
IDNEO
Secartys
LCOE

Ricardo Carvalho

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