Mais de 1,1 milhões de euros foram investidos pela Seat no desenvolvimento da nova geração do Leon, que surge com propulsores mais eficientes, níveis superiores de conectividade e assistência à condução, melhor dinâmica e uma estética mais impactante.
O novo Leon está disponível em variantes de cinco portas, com um comprimento de 4,36 metros e Sportstourer, com 4,64 metros. Em ambos os casos, a distância entre-eixos aumentou 50 mm face à anterior geração, sendo agora de 2,68 metros.
Desenvolvido com base na plataforma MQB Evo, a quarta geração Leon adota a mais recente filosofia de design da marca, apresentando na frente uma ligação tridimensional entre a grelha e os grupos óticos dianteiros. Os faróis LED surgem recuados, formando um efeito de sobrancelha. As superfícies possuem formas mais marcantes, dando ao design um tratamento mais elegante, com mais mudanças e nuances de cor consoante a incidência da luz na superfície pintada.
O interior oferece uma superfície suave, esguia, mas ampla no tablier, transmitindo uma sensação de leveza com um certo grau de “flutuabilidade”. O habitáculo é dominado pelo ecrã de infotainement de 10 polegadas, com reconhecimento de gestos, que foi concebido para interagir e possibilitar uma interação precisa com os ocupantes.
Em termos de motorizações, o novo Leon vai contar com motorizações térmicas que incluem três versões eletrificadas, incluindo unidades a gasolina (TSI), gás natural comprimido (TGI), mild-hybrid (eTSI) e híbrido plug-in (eHybrid).
A oferta a gasolina compreende motores 1.0 TSI com 90 cv ou 110 cv, 1.5 TSI com 130 cv ou 150 cv e 2.0 TSI com 190 cv. O diesel continua disponível na gama, sendo proposto em três motorizações 2.0 TDI, com potências de 115 cv a 150 cv. Outra proposta é uma versão 1.5 TGI (a gás natural comprimido) com 130 cv. Pela primeira vez, o Leon recebe a a tecnologia mild hybrid (sTSI), que permite ao modelo compacto um patamar de eficiência ainda superior (1.0 TSI com 110CV e 1.5 litros com 150CV, ambos exclusivamente com transmissão DSG). À medida que a Seat alarga o uso da eletrificação, a quarta geração do Leon também inclui uma versão híbrida plug-in que combina um motor TSI de 1,4 litros com um motor elétrico, que desenvolve uma potência máxima de 204 cv. O pack de baterias com uma capacidade de 13 kWh garante uma autonomia em modo elétrico de até 60 quilómetros em ciclo WLTP.