No terceiro trimestre de 2020, as vendas de automóveis elétricos e híbridos cresceram 121% nos principais mercados europeus, de acordo com a European Automobile Manufacturers Association.
Este aumento também pode ser extrapolado com o aumento de questões que podem ser encontradas na Internet: mais de 66 milhões de resultados de pesquisa para “questões sobre o veículo elétrico”. Com a ajuda de António Salinas, professor do Centro de Aprendizagem de Eletromobilidade da SEAT (eLC), podemos esclarecer algumas destas dúvidas.
- Todos os veículos elétricos são automáticos? Sim, os veículos elétricos não precisam de uma caixa de velocidades, só têm um sistema para reduzir as rotações. A razão está na forma como um motor elétrico funciona, que fornece a potência e o binário para que possa conduzir as rodas diretamente.
- E os híbridos plug-in também são exclusivamente automáticos? Nos veículos híbridos plug-in, especificamente no caso da família Leon e-HYBRID, utilizando o motor de combustão, pode escolher entre a condução automática ou a seleção manual da engrenagem adequada. A condução é sempre automática em modo elétrico.
- Têm um tubo de escape? Os veículos elétricos não precisam de um tubo de escape, pois não têm qualquer tipo de combustão. No entanto, nos veículos híbridos plug-in, o motor de combustão requer tal instalação.
- Um motor elétrico pode ser manuseado? Não. Não é necessário nem aconselhável. O sistema elétrico é identificado por uma cor laranja específica e só deve ser manuseado por um especialista.
- A utilização do aquecimento e das luzes afeta a vida útil da bateria? Num veículo elétrico tudo funciona com a energia armazenada na bateria, desde o motor até ao aquecimento, luzes ou música. Por conseguinte, afeta o consumo de baterias e deve ser tomado em consideração. Num veículo híbrido plug-in, em modo elétrico, as circunstâncias são as mesmas, e no modo de combustível funciona com gasolina, pelo que o afeta em menor medida.
- Têm menos espaço interior do que os mesmos modelos a gasolina? Quando um veículo elétrico é projetado como tal desde o início, a bateria está localizada na parte inferior do chão, o que até permite interiores mais espaçosos. Nos veículos híbridos plug-in, a bateria está localizada nos espaços externos disponíveis, é menor e geralmente não afeta o habitáculo.
- Há algum risco com o sistema elétrico em caso de chuva? Não, nada mesmo. No caso de veículos elétricos ou híbridos movidos a eletricidade, o sistema de alta tensão incorpora medidas de segurança suficientes para o tornar totalmente seguro. Muitas destas medidas são agrupadas na unidade de controlo da bateria, que desliga automaticamente o sistema em caso de avaria.
- O depósito de combustível num híbrido plug-in é menor? Não necessariamente. Normalmente tem um pouco menos de capacidade, mas como o veículo é mais eficiente e tem um modo elétrico, a autonomia total não será reduzida. O depósito de combustível da família Leon e-HYBRID tem uma capacidade de aproximadamente 40 litros. Isto foi conseguido graças a uma remodelação da sua forma. Está localizado debaixo do porta-bagagens e, assim, fornece espaço suficiente para a bateria de tração.
- O que deve ser tomado em consideração ao carregar a bateria? O processo de carregamento da bateria é tão simples e seguro como ligar um aparelho doméstico. Deve ter em conta algumas instruções, tais como bloquear as portas ou ter o travão de estacionamento ligado e, além disso, olhar para as indicações de luz para saber que processo está a seguir: carga programada, carregamento ou carga completa.
- Requerem alguma manutenção adicional? Não, o sistema de tração elétrica, tanto em elétricos puros como híbridos plug-in, não requer manutenção específica. E no que diz respeito ao motor de combustível, a sua manutenção segue o calendário convencional, tendo em conta que funciona em condições muito mais favoráveis.