A SEAT registou um lucro após impostos de 346 milhões de euros, mais 17,5% do que em 2018 (294 milhões). O lucro operacional aumentou em 57,5%, para os 352 milhões de euros (2018: 223). E o volume de negócios aumentou 11,7% alcançando um total de 11.157 milhões de euros em comparação com 2018 (9.991), impulsionado pelo aumento das vendas.
Em 2019, a SEAT destinou 1.259 milhões de euros para acelerar o seu programa de investimentos, principalmente para o desenvolvimento de novos modelos, incluindo veículos eletrificados. Isto é 3% mais do que em 2018 (1.223) e é o valor mais alto da história da empresa. Deste volume, 705 milhões, 6,4% do total do volume de negócios, foram destinados integralmente à I&D, mais 7,5% do que em 2018 (656). Quase 5% da despesa total em I&D em Espanha em 2019 correspondeu à SEAT, o principal investidor industrial em I&D do país.
Além disso, o cash flow operacional cresceu 56,2% para 1.092 milhões (2018: 699), o que representou 9,8% do volume de negócios. A SEAT é uma das 10 melhores empresas espanholas em termos de cash flow operacional, o que demonstra a sua sustentabilidade financeira, bem como a capacidade de autofinanciar investimentos futuros.
As entregas da SEAT totalizaram um recorde pelo segundo ano consecutivo, com um total de 574.078 veículos entregues em 2019, o que representa um aumento de 10,9% em relação ao ano anterior. A evolução positiva deste resultado foi baseada na comercialização de veículos com uma maior margem de contribuição.
Em 2019, a SEAT aumentou a sua receita média por veículo em 4,2% para 15.050 euros/automóvel (2018: 14.450) graças aos SUV (44% dos automóveis vendidos pela SEAT em 2019 eram os modelos Arona, Ateca ou Tarraco) e CUPRA. A nova marca contribuiu substancialmente para estes resultados, tendo as vendas atingido 24.662 unidades, mais 71,8% do que no ano anterior.
Em 2019, as exportações da SEAT, tanto de veículos como de componentes, atingiram 81% do volume de negócios (9.014 milhões de euros), valor que a consolida como o principal exportador industrial espanhol, com cerca de 3% do total das exportações do país.
Na Europa, a marca voltou a bater mais um recorde de vendas na Alemanha, com 132.537 veículos vendidos, mais 16,1%, enquanto em Espanha voltou a liderar o mercado com 107.954 veículos entregues, mais 0,2%. No Reino Unido, o terceiro maior mercado da empresa, as vendas continuaram a crescer, atingindo um recorde de 68.822 unidades (+9,5%). A SEAT também atingiu o seu maior volume de sempre em mercados relevantes como Áustria, Suíça, Polónia, Israel, Suécia e Dinamarca.
2020: um ano cheio de desafios
A indústria automóvel está no meio da maior transformação da sua história e os próximos anos serão decisivos, com mudanças profundas que terão um impacto em todo o setor. O desenvolvimento do veículo elétrico, as metas de redução de emissões, a nova mobilidade, o combate às mudanças climáticas e um cenário macroeconómico adverso, agravado pelo impacto do Covid-19, que obrigou a SEAT a apresentar um Plano de Ajuste Temporário de Emprego, são os desafios iminentes.
O Presidente e Vice-Presidente de Finanças e IT da SEAT, Carsten Isensee, afirmou que “em 2020, vamos trabalhar arduamente para enfrentar os vários desafios que irão afetar o nosso negócio, tais como a desaceleração dos mercados e, especialmente, os efeitos do Covid-19. A pandemia do coronavírus impede qualquer estimativa fiável do impacto na economia global e no desempenho da SEAT em 2020. Neste contexto, a implementação de medidas para assegurar a liquidez será da maior importância enquanto a crise continuar. Quando a crise terminar, a prioridade será voltar à produção e vendas normais o mais rápido possível”.
Eletrificação SEAT e CUPRA
SEAT e CUPRA vão lançar cinco novos modelos híbridos elétricos e plug-in em 2020 e 2021, que serão adicionados à versão elétrica do SEAT Mii, já à venda. A família Leon terá modelos elétricos híbridos plug-in sob a marca SEAT e CUPRA, o SEAT Tarraco terá uma versão PHEV e o CUPRA Formentor, será o primeiro modelo desenhado e desenvolvido para a marca CUPRA, terá também uma variante elétrica híbrida plug-in. Além disso, o el-Born acompanhará o Mii eletric como o segundo veículo 100% elétrico da empresa.
A SEAT também terá motores de combustão mais eficientes na gama durante os próximos anos para expandir a escolha do cliente. Neste sentido, o novo Leon será lançado com versões a gasolina, Diesel, híbrido elétrico plug-in, micro híbrido e gás natural comprimido.
Em 2020, a empresa também continuará o seu compromisso com a mobilidade urbana e lançará, pela primeira vez nos seus quase 70 anos de história, uma e-Scooter elétrica e uma nova trotinete elétrica. Em 2019, a SEAT vendeu 11.000 unidades da SEAT EXS KickScooter. Com estes veículos e a ofensiva de produtos em curso, a SEAT prepara-se para enfrentar a transformação da indústria automóvel e também oferecer serviços de mobilidade alternativos.