A Scania está a introduzir os veículos elétricos híbridos (HEV) e os veículos elétricos híbridos Plug-in (PHEV) que podem ser equipados com diferentes opções de alimentação e carregamento, disponibilizando assim soluções que podem satisfazer várias exigências para aplicações tais como transportes refrigerados, betoneiras e distribuição regional.
A máquina elétrica verdadeiramente nova GE281 funciona em conjunto com um motor de combustão Scania de sete ou nove litros, proporcionando oportunidades únicas para a criação de soluções de transporte sem energia fóssil para camiões pesados com carroçarias exigentes.
O novo grupo propulsor de força híbrido da Scania foi desenvolvido internamente de acordo com a filosofia modular da empresa. Ao agrupar dois motores elétricos entre si e fundi-los com peças essenciais da última geração de caixas de velocidades Opticruise da Scania (2020), foi criado algo verdadeiramente: GE281, uma máquina Gearbox Electric com transmissão de potência ininterrupta e capacidade para lidar com GVW de até 36 toneladas sem apoio do motor de combustão. Mas também funciona de outra forma: como a máquina elétrica está sempre a suportar o motor de combustão no arranque e aceleração, o motor de combustão pode ser reduzido tanto em volume como em potência. A hibridação significa poupança de combustível de até 40% nas áreas urbanas em comparação com os grupos motopropulsores tradicionais.
A última geração de camiões híbridos da Scania pode ser encomendada como HEV e como PHEV, disponíveis nas cabinas das séries P, G e L. Os camiões podem ser especificados como rígidos e tratores. O motor de combustão DC07 está disponível em três potências, tal como o motor DC09. Todos os motores Scania Euro 6 podem funcionar com óleo vegetal hidrotratado (HVO), embora alguns também possam funcionar com biodiesel FAME (consultar o gráfico abaixo).
O GE281 da Scania oferece 230 kW continuamente e 290 kW como potência de pico de saída, enquanto o torque máximo é de 2.100 Nm. Tem seis mudanças de marcha à frente mas sem embraiagem tradicional, uma vez que uma engrenagem planetária cuida desse processo, proporcionando mudanças de marcha sem interrupções de binário. Esta solução também proporciona uma excelente capacidade de tração a baixa velocidade e a TDF pode ser engatada enquanto o camião está em movimento, tanto no modo elétrico como no modo de motor de combustão.