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Scania revela compromisso com a eletrificação

O objetivo da Scania é liderar a mudança no sentido de um sistema de transporte sustentável. Os veículos elétricos a bateria serão a principal ferramenta para orientar esta mudança e para permitir soluções de transporte descarbonizadas com uma melhor economia para os clientes.

O rápido desenvolvimento de soluções elétricas para veículos pesados inclui um avanço rápido de tecnologia de bateria relativamente a capacidade de armazenamento de energias por kg. O tempo de carregamento, os ciclos de carregamento e a economia por kg estão a melhorar rapidamente.

Isto significa que esta soluções se tornarão mais rentáveis, principalmente em aplicações repetitivas e previsíveis. Irão, gradualmente, superar na maioria das aplicações de transporte as soluções de biocombustível e combustíveis fósseis da Scania que já são líderes do setor.

A empresa já tinha lançado um camião totalmente elétrico e ainda um camião híbrido plug-in. Dentro de alguns anos, a Scania planeia introduzir camiões elétricos de longa distância que conseguirão transportar um peso total de 40 toneladas durante 4,5 horas, e carregamento rápido durante os restantes 45 minutos obrigatórios do motorista

Em 2025, a Scania espera que os veículos elétricos abarcam cerca de 10 por cento dos nossos volumes de vendas totais de veículos na Europa e em 2030, 50 por cento dos nossos volumes de vendas de veículos totais espera-se que sejam veículos elétricos.

Bateria elétrica vs hidrogénio

A Scania investiu em tecnologias de hidrogénio e foi o primeiro fabricante de veículos pesados com veículos em operações com clientes. Os engenheiros obtiveram conhecimentos importantes destes testes e os esforços irão continuar.

No entanto, avançando na utilização de hidrogénio para tais aplicações será algo limitado uma vez que é preciso três vezes mais eletricidade renovável para colocar a funcionar um camião a hidrogénio, quando comparado com um camião elétrico. Uma grande parte da energia é nomeadamente perdida na produção, distribuição e conversão novamente em eletricidade.

A reparação e a manutenção também devem ser tidas em consideração. O custo de um veículo a hidrogénio será maior do que para um veículo elétrico uma vez que os seus sistemas são mais complexos como, por exemplo, um sistema de refrigeração e de ar extensivo. Além disso, o hidrogénio é um gás volátil que necessita de mais manutenção para assegurar mais segurança.

No entanto, o hidrogénio é um transportador de energia prometedor; boa forma de armazenar energia em longos ciclos, e irá desempenhar um papel importante na descarbonização se produzido de uma forma amiga do ambiente. A Scania procura adquirir aço livre de fósseis para os seus camiões uma vez que o hidrogénio irá desempenhar um papel importante em várias indústrias.

A pilha de combustível é um componente importante do sistema de carregamento elétrico. Esta solução é especialmente promissora em áreas com energia renovável abundante e em áreas rurais distantes da rede elétrica principal.

Scania 25 P battery electric 6×2 rear-steer general cargo transport
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