A Scania introduz agora soluções desenvolvidas sobre o próximo nível de camiões elétricos a bateria (“Battery-Electric Trucks” – BEV).
A nova geração, disponível com cabinas-cama R ou S, faz parte de uma solução completa que abrirá a porta ao panorama do transporte eletrificado para um vasto número de clientes e aplicações. Com 624 kWh de baterias instaladas, a Scania fornece os meios para uma grande mudança no que diz respeito aos camiões elétricos e à sua operacionalidade em operações regionais de longo curso.
Com os novos camiões Scania, os clientes podem operar plataformas ou combinações de tratores e reboques, tais como transportes de alimentos com temperatura controlada. As gamas variam com o peso, configuração e topografia, mas um trator 4×2 com seis baterias pode ter capacidade para até 350 km entre cada carregamento, com uma velocidade média de 80 km/h em autoestrada. As rotas fixas que preveem o carregamento previsto no depósito de origem ou de destino são as mais favoráveis. O carregamento de oportunidade durante os 45 minutos de repouso obrigatórios do condutor aumentará, naturalmente, o alcance operacional.
Os novos camiões BEV Scania podem ser encomendados inicialmente como tratores 4×2 ou como camiões 6×2*4. Um trator 4×2 precisará de uma distância entre eixos de 4.150 mm ao transportar seis baterias, beneficiando assim do aumento da regulação da dimensão do veículo na Europa. Podem ser especificados pesos brutos totais de até 64 toneladas, conforme a combinação nórdica típica.
A capacidade de carregamento é de até 375 kW, o que significa que uma hora de carregamento adicionará, normalmente, cerca de 270 a 300 km de alcance. O nível de potência contínuo de um Scania 45 R ou S é de 410 kW (equivalente a cerca de 560 CV). O próximo nível de camiões eletrificados Scania pode agora ser encomendado através de um diálogo com os representantes Scania, sendo a produção iniciada no 4.º trimestre de 2023.