A Scania está a introduzir a EAS como uma opção nos camiões. A direção eletricamente assistida irá melhorar a experiência de condução e possibilitará novos ou melhorados sistemas de apoio ao condutor.
Juntos, conseguirão ajudar a reduzir a carga mental dos Motoristas do manuseamento de veículos grandes como, por exemplo, combinações de camiões em autoestradas movimentadas. As funções ADAS baseadas em EAS ativam-se a velocidades acima de 60 km/h, no entanto, os motoristas deverão manter as mãos no volante.
“A direção eletricamente assistida é uma excelente adição à nossa oferta, permitindo importantes possibilidades em nome do conforto e da segurança na estrada”, afirma Stefan Dorski, Vice-presidente Sénior e Diretor da Scania Trucks. “Reduzir parte da carga mental que advém do facto de ser responsável por grandes veículos é um grande suporte a todos os condutores de camião que trabalham para nós.”
O sistema EAS da Scania é eletro hidráulico, dependente da velocidade e proporciona funcionalidade como, por exemplo, retorno ativo e compensação para desvio induzido por vento lateral.
O algoritmo de controlo inclui fatores como, por exemplo, velocidade, assegurando que o binário do volante é sempre proporcional à resistência que advém das rodas. Com a direção eletro-hidráulica, a roda volta a neutro por si só. Este é um benefício extra quando faz marcha-a trás.