fbpx




O Salão Automóvel de Genebra não regressará à Suíça em 2025, não havendo qualquer intenção de voltar a realizar-se depois disso.

Este evento icónico, com uma história de mais de 100 anos, sofrerá uma transformação. No entanto, o seu legado persistirá, uma vez que o Qatar vai acolher um evento com o mesmo nome em 2025.”

A decisão vem na sequência do regresso do salão este ano, após um hiato de quatro anos. No entanto, não foi o regresso triunfante que muitos tinham previsto. Com a presença apenas da Lucid, do Grupo Renault e de fabricantes de automóveis chineses, o evento não conseguiu recuperar a sua antiga glória. Em última análise, a enorme incerteza quanto à sua viabilidade futura revelou-se insuperável.

“Esta decisão extremamente lamentável não deve diminuir os esforços e a determinação com que tentámos recuperar o nosso sucesso”, afirmou Alexandre de Senarclens, o presidente da fundação que organizou o salão, numa declaração à imprensa.

“No entanto, é preciso dizer que a falta de interesse demonstrada pelos construtores pelo Salão de Genebra num contexto industrial difícil, a concorrência dos salões de Paris e Munique, que são preferidos pela sua indústria nacional, e os níveis de investimento necessários para manter um salão deste tipo, são o golpe final para uma futura edição”, acrescentou,

Tecnicamente, este facto marca o fim do Salão Internacional do Automóvel de Genebra (GIMS), apesar da sua continuação fora da Suíça, pelo menos até 2025. À semelhança de 2023, voltará a reunir-se no Qatar.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade