O Salão Automóvel de Genebra de 2024 tem sido notícia devido à ausência confirmada de inúmeros grupos e marcas de automóveis, esperando-se, para este ano, um evento de dimensões consideravelmente mais pequenas.
De qualquer forma, o salão helvético será palco de vários lançamentos de extrema importância para o setor, sendo o grande destaque, sem dúvida alguma, o muito aguardado regresso do número “5” à gama da Renault.
Apenas nove grandes marcas estarão presentes – Renault, Dacia, BYD e as suas submarcas Denza e Yangweng, Lucid, MG e a nova marca IM da SAIC, bem como a italiana Pininfarina. Os automóveis de passageiros estarão concentrados no pavilhão 4, com a Renault a ocupar uma posição de destaque com o espaço da Dacia logo ao lado.
O Salão de Genebra decorre de 26 de fevereiro a 3 de março.
BYD
A gigante chinesa apresentará o seu primeiro modelo híbrido plug-in para a Europa, o Seal U DM, bem como revelará modelos das submarcas Yangweng e Denza. O grande SUV híbrido plug-in Yangweng U8 e o crossover médio totalmente elétrico N7 da Denza, bem como o grande monovolume D9, farão a sua estreia.
Dacia
A marca romena está a evoluir a sua gama de produtos para um nível superior e a centrar-se na relação qualidade-preço, em vez de nos preços mais baixos. No seu espaço, a Dacia apresentará o novo Spring, o novo Duster, bem como irá mostrar o seu modelo apontado ao Rali Dakar, o Sandrider.
Lucid
O fabricante norte-americano de veículos elétricos fundado por Peter Rawlison, antigo Diretor Técnico da Tesla, fará a estreia do SUV Gravity em Genebra e mostrará, igualmente, duas novas variantes da berlina Air.
MG
A marca do grupo SAIC vai mostrar em Genebra a nova geração do pequeno hatchback MG3 – deverá estrear uma motorização híbrida – que será vendido em todos os mercados europeus da marca, expandindo-se para fora do Reino Unido. O MG Cyberster também estará em destaque no stand da marca. A SAIC lançará igualmente a sua nova marca de veículos eléctricos premium IM – sigla de Intelligent Mobility – através da qual revelará o novo L6, um elétrico com uma autonomia de até 800 km que promete uma aceleração de 0-100 km/h inferior a três segundos.
Pininfarina
A casa italiana de design tem apresentado supercarros de produção limitada nos últimos anos e também tem explorado as possibilidades energéticas do hidrogénio. Segundo avança o Automotive News Europe, e embora não tenha revelado publicamente os seus planos para Genebra, deverá ali apresentar um novo concept.
Renault
Tudo indica que a grande estrela do Salão de Genebra deste ano será a Renault, marca que revelará, no local habitual no pavilhão 4, o seu muito aguardado pequeno veículo elétrico, o novo Renault 5.