Revistacarros

Sabia que o Lada Niva ainda se vende novo em alguns países?

Embora o Lada Niva seja um carro que data de 1977, ainda é vendido em muitos países. Será que existe algum outro carro no mundo que esteja à venda há tantos anos e com tão poucas alterações?

Provavelmente não encontrará um caso como o da Lada com o seu lendário SUV em nenhuma outra marca. O Lada Niva 4×4 foi produzido quase ininterruptamente durante 47 anos e esteve mesmo disponível em versões de cinco portas ou com uma carroçaria cabrio.
O Lada Niva é um SUV com 3,74 metros de comprimento. Desde que foi comercializado pela primeira vez, em 1977, este Lada 4×4 sofreu algumas alterações: por exemplo, em 1994, o motor a gasolina de 1,6 litros foi melhorado para 1,7 litros e passou a ter um sistema de injeção de combustível, pelo que a sua potência aumentou para 80 CV e, anos mais tarde, chegou aos 83 CV.


Durante a década de 1980, o Lada Niva tornou-se o SUV mais vendido do mundo. No entanto, em 2019, a AvtoVAZ, empresa responsável pela comercialização do Niva, decidiu deixar de exportar veículos para a União Europeia devido à dificuldade e ao custo de cumprir os regulamentos de emissões e segurança.

No entanto, o site da Lada indica os países em que tem um distribuidor e, por conseguinte, o Lada Niva é comercializado, que são os seguintes: Arménia; Azerbaijão; Bielorrússia; Bolívia; Egipto; União Europeia, em Praga; Jordânia; Cazaquistão; Quirguizistão; Líbano; Mongólia; Turquemenistão; Ucrânia; Uzbequistão.

Quanto ao preço do Lada Niva, é proposto no sítio Web da marca por 829.900 rublos, ou seja, cerca de 8.400 euros à taxa de câmbio. Este preço é para o Lada Niva Legend; existe também um Lada Niva Bronto por cerca de 1.303.900 rublos, ou seja, cerca de 13.300 euros à taxa de câmbio, e um Lada Niva Travel ao preço de 1.198.900 rublos, ou seja, cerca de 12.148 euros.

Este é um verdadeiro todo-o-terreno que brilha no campo. É um veículo de tração integral, com um diferencial central bloqueável e, claro, uma caixa de redutoras. Tem uma distância entre eixos curta, uma distância ao solo de 24,5 centímetros e um eixo traseiro rígido, o que é muito importante para a condução fora de estrada. O Lada Niva anuncia uma capacidade de transposição a vau de 500 mm.
Entre as principais virtudes do Niva podemos destacar a sua robustez, preço económico, mecânica simples, capacidade de resistir a temperaturas extremas e a sua tração integral.


No entanto, o Lada Niva também tem alguns inconvenientes, pois é um veículo de 1977 que evoluiu relativamente pouco. É o caso do motor a gasolina de 1,7 litros, naturalmente aspirado, com apenas 83 CV, de baixa potência e de consumo elevado.
Além disso, em comparação com outros veículos atuais, o Lada Niva 4×4 é bastante rude e fica atrás em termos de segurança . Estas são algumas das razões pelas quais este modelo tem um preço tão económico.

Exit mobile version