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Lançado nos anos 90, o Ferrari 456 GT teve uma série de variantes diferentes.

Algumas nasceram em Maranello, enquanto outras foram encomendadas por clientes abastados. É o caso, nomeadamente, do 456 GT Venice, que não é mais do que um capricho do Sultão do Brunei. Esta família de 14 modelos inclui uma versão carrinha chamada Estate.

Para o cidadão comum, o simples facto de conduzir um Ferrari, seja qual for o modelo, já é um sonho difícil de realizar. No outro extremo da pirâmide social, existe uma categoria de pessoas que não tem, definitivamente, os mesmos problemas que os outros. Entre as suas preocupações, a que vem em primeiro lugar é simplesmente destacar-se dos milionários “comuns”. Muitas vezes, isto envolve carros únicos, criados especialmente para eles.
Alguns casos tornaram-se muito famosos, como o do Sultão do Brunei. Não sabemos quantos carros este homem possui (será que ele sabe?), mas diz-se que são suficientes para encher alguns armazéns, ao ponto de alguns modelos estarem a apodrecer por falta de uso e manutenção. Para recordar, estamos a falar de carros que muitas vezes custam mais de um milhão de euros… Nos anos 90, o nosso “pequeno” Sultão fez uma encomenda muito específica à Ferrari, baseada no 456 GT. Pininfarina encarregou-se do design e produziu uma mão-cheia de modelos 456 GT Venice: 7 carrinhas, 5 berlinas e 2 Spyders.

O Ferrari FF antes do seu tempo

O 456 GT Venice Estate, a carrinha, tem linhas finas apesar do seu tamanho. A parte dianteira não difere da versão de produção do coupé italiano. No entanto, de perfil, a distância entre eixos foi aumentada. As portas dianteiras foram encurtadas, enquanto que na traseira foram adicionadas 2 portas. O habitáculo prolonga-se até à popa ligeiramente inclinada. Foram instaladas janelas entre os quartos de pilares e a porta traseira. Um spoiler aparece por cima do vidro traseiro. A traseira permanece inalterada.

Para muitos, este é apenas mais um carro de garagem… Mas os entusiastas conhecem o verdadeiro pedigree deste 456 GT Venice Estate.
Para além do aumento de espaço, o interior mantém-se inalterado. O painel de instrumentos e o mobiliário são os mesmos de um Ferrari 456 GT convencional. O mesmo se aplica ao motor: esta versão Venice Estate é alimentada por um 5.5 V12 de 442 CV, acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades.

Todos os carros produzidos têm um volante do lado direito. Parece que o Sultão do Brunei vendeu alguns dos carros da sua coleção, alguns dos quais podem ser vistos em vários países. Um dos Ferrari 456 GT Venice Estates, por exemplo, aparece regularmente nos bairros da moda de Londres. No entanto, é muito difícil estimar o valor deste tipo de modelo, que é produzido em quantidades extremamente limitadas.

Ricardo Carvalho

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