fbpx




Com todo o entusiasmo que rodeia o Toyota GR Yaris 2024, é fácil esquecer que existe uma curiosa versão de entrada nesta gama no mercado japonês.

A boa notícia para muitos clientes é que é, de facto, muito parecido com o seu “irmão” mais potente pelo que podem fazer com que as pessoas (e os vizinhos) acreditem que têm um GR Yaris “verdadeiro”, mesmo que não o tenham.
Esta variante menos potente do carro desportivo japonês é proposta estritamente com tração dianteira e a tradicional transmissão planetária da Toyota, que simula o funcionamento de uma transmissão continuamente variável (CVT).

Leia também: Renovado Toyota GR Yaris chega aos 300 CV e traz caixa automática

Naturalmente, existem também diferenças substanciais no motor. O GR Yaris do proletariado utiliza o bloco M15A-FKS, um motor a gasolina naturalmente aspirado, com 1,5 litros e três cilindros, que desenvolve 125 CV e 145 Nm.

Naturalmente, a enorme diferença de desempenho reflete-se no preço. No Japão, a Toyota pedia 4.560.000 ienes pelo Yaris GR de 261 CV (antes do restyling que acaba de ser introduzido), ou seja, cerca de 28.272 euros ao câmbio atual. Esta curiosa variante, por outro lado, custa 2.650.000 ienes (qualquer coisa como 16.430 euros).

A verdade é que distinguir um do outro não é nada fácil, embora, como deve calcular, haja certos pormenores que o permitem fazer, como o velocímetro do Yaris GR de 120 CV, que só chega aos 180 km/h.
Quanto a si, não sei, mas estamos convencidos de que uma versão destas seria um sucesso em Portugal.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade