Tal como a maioria das carrinhas de grandes dimensões, o Citroën Jumper está disponível em várias configurações com diferentes comprimentos, alturas e estilos de carroçaria, para satisfazer as necessidades dos compradores profissionais.
Embora estejamos bastante familiarizados com a maioria das diferentes versões, existe uma opção não convencional “Back to Back”, que apresenta duas extremidades dianteiras conjugadas e afastadas uma da outra.
Embora o VCL com duas frentes pareça um projeto divertido de um artista digital, na realidade é algo que pode ser comprado. Cada uma das duas cabinas tem o seu próprio sistema de tração, o que significa que, tecnicamente, o veículo pode ser conduzido em ambos os sentidos, desde que a outra metade seja deixada em ponto morto. Os chassis são unidos por uma estrutura temporária, suficientemente forte para os manter juntos durante o tempo necessário.
Então, porque é que a Citroën faz uma carrinha sem qualquer tipo de espaço de carga na parte de trás? A resposta é bastante simples: logística. Alguns clientes comerciais, como os construtores de autocaravanas, só precisam da parte da frente de cada veículo para utilizar como base para os seus projetos. Encomendá-los numa configuração 2 em 1 reduz para metade os tempos e custos de transporte, beneficiando tanto o vendedor como o comprador.
As grelhas da cor da carroçaria sobre os para-choques de plástico não pintados mostram que o modelo se baseia no Jumper recentemente remodelado, que estreou no ano passado juntamente com a família alargada de VCL actualizados da Stellantis. O equipamento é bastante básico, incluindo jantes de aço de 15 polegadas, faróis de halogéneo (sem faróis traseiros), vidros fumados, ar condicionado manual e ecrãs de 5 polegadas para o sistema de informação e lazer. Ainda assim, os compradores podem sempre atualizar cada habitáculo com mais funcionalidades e peças de substituição durante a conversão.
O modelo Back to Back está disponível exclusivamente com dois motores turbodiesel BlueHDi de 2,2 litros e quatro cilindros idênticos, cada um com 140 CV. A potência é transmitida às rodas dianteiras (de cada lado) através de uma caixa manual de seis velocidades.
O preço do Citroen JUmper Back to Back começa nas £36.018 no Reino Unido. Não é claro se este montante se refere a cada uma das duas metades ou ao conjunto, o que o tornaria uma pechincha.
Acredite ou não, o Citroen Jumper não é o único comercial ligeiro que oferece esta opção invulgar. Uma rápida pesquisa online revela que o Peugeot Boxer twin e o rival Renault Master também foram exibidos em versões Back to Back em exposições de autocaravanas.