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Sabe utilizar o macaco?

Mudar um pneu furado requer uma sequência de passos para que a tarefa seja cumprida sem falhas. Um desses passos é a colocação do macaco debaixo do veículo para o levantar. Já se questionou se sabe posicionar o macaco corretamente debaixo do carro? Nós damos-lhe a resposta.

Pode parecer uma tarefa simples que qualquer um sabe fazer, mas num momento de aperto e de stress, como o é o de um pneu furado, que acontece sempre no “timing” errado (se é que existe algum timing perfeito para furar um pneu), a montagem do macaco para subir o carro pode tornar-se uma tarefa tão complicada que acaba a danificar o automóvel, o macaco e… a chamar o reboque.

O macaco que faz parte do conjunto de ferramentas do automóvel e destina-se a ser utilizado quando é necessário mudar uma roda; assim, não o coloque como suporte do veículo quando quiser levar a cabo qualquer outro trabalho. Utilize cavaletes sempre que quiser fazer uma reparação debaixo do seu automóvel.
Mudar uma roda é um trabalho simples, mas se não se proceder corretamente, poderá acarretar algum risco. Embora o automóvel não tombe sobre si se o macaco escorregar enquanto a roda estiver retirada, o tambor ou o disco do travão podem ficar danificados.
Evite mudar uma roda num local inclinado, de piso irregular ou solto. Numa emergência, tal como um pneu furado, tente levar o automóvel para um local plano e de piso firme. É aconselhável ter sempre na mala do automóvel uma tábua com cerca de 30 cm de largura e 2,5 cm de espessura para colocar debaixo do macaco se tiver de o utilizar numa superfície mais macia.

Vamos colocar o macaco

1 – Alivie as porcas ou parafusos da roda antes de colocar o macaco — se as desapertar quando já tiver levantado o automóvel, a força requerida pode fazê-lo deslizar do macaco.

2 – O tipo de macaco e a localização dos respetivos pontos de apoio variam de marca para marca e até de modelo para modelo. Antes de o utilizar consulte o livro de instruções.

3 – Encontre os pontos de apoio do macaco para a roda que quer retirar — alguns automóveis têm apenas um ponto de apoio de cada lado e ambas as rodas de um lado são levantadas simultaneamente.

4 – Trave o automóvel com o travão de mão e calce a roda diagonalmente oposta àquela que vai retirar (pode ser com uma pedra de dimensões mais generosas)

5 – Levante o automóvel até a roda deixar de estar em contacto com o chão. Se estiver a mudar um pneu, lembre-se de que o sobresselente necessitará de mais espaço do que o pneu furado.

6 – Desaperte completamente as porcas ou os parafusos que aliviou e retire a roda dos pernos. Coloque o pneu suplente no cubo da roda. Aperte as porcas ou os parafusos à mão, montando-os numa sequência em diagonal. Baixe o macaco até a roda assentar no chão. Aperte as porcas ou os parafusos com a chave de rodas, baixe então o macaco completamente e retire-o debaixo do carro.

Quando utilizar cavaletes

Recorra sempre a cavaletes se for trabalhar debaixo de um automóvel. Estes cavaletes têm a forma de tripé com um pilar central que permite ajustar a sua altura. Devem ser colocados sob pontos suficientemente fortes para suportar o peso do automóvel, tais como os pontos de apoio para o macaco ou os braços principais da suspensão, quando o trabalho requer a suspensão levantada. Nunca os utilize sob chapa de metal sem apoio, nos braços da direção ou nos apoios do motor.
Para fixar os cavaletes no lugar, levante o automóvel com o macaco, empurre-os até á posição requerida e desça cuidadosamente o automóvel até o apoiar. Para tirar os cavaletes quando o trabalho estiver pronto, levante o automóvel com o macaco até os poder retirar livremente; desça então o automóvel até ao solo. Finalmente, retire o macaco.

Como utilizar o macaco hidráulico

O macaco hidráulico é uma ferramenta de pequeno porte capaz de levantar grandes cargas sem muito esforço. Para utilizá-lo com eficiência na troca de pneus, é sempre importante:

Assegurar que o dispositivo está em perfeitas condições de funcionamento. O óleo, por exemplo, é o responsável pela da pressão interna que levanta a carga do carro. Por isso, em hipótese alguma podem existir fugas. Coloque-o num local de boa fixação para evitar acidentes e garantir a sua segurança.

Verifique passo a passo como utilizar o seu macaco hidráulico na troca de pneus:

  1. Com uma chave de rodas, alivie os parafusos de fixação da roda, rodando a chave no sentido contrário aos ponteiros do relógio
  2. Instale o macaco hidráulico e lembre-se da importância de uma boa fixação. Pode ser no local do sub-chassis reforçado para o apoio do macaco ou a meio do eixo dianteiro ou traseiro. Nunca o apoie num dos braços da suspensão.
  3. Aperte a válvula de compressão.
  4. Faça movimentos alternados com a alavanca do macaco, de cima para baixo. Observe se o carro está sendo elevado. Levante até a uma altura onde o pneu furado já não toque no chão.
  5. Retire o pneu furado.
  6. Coloque o suplente na posição correta e observe a furação dos parafusos: devem estar alinhados com os furos da roda.
  7. Rode a válvula de descompressão devagar para que o carro desça suavemente.
  8. Aperte os parafusos da roda rodando a chave no sentido horário e fazendo o aperto em cruz.

 

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