Já se passaram oito meses desde que a Honda previu o seu Ye S7 apenas para a China, e agora a versão de produção chegou oficialmente.
À medida que a marca japonesa continua a subir de gama em várias regiões do Globo, este SUV totalmente elétrico não tenta competir com os crossovers elétricos baratos que inundam o mercado. Em vez disso, tem como objetivo algo um pouco mais premium, mas ainda relativamente acessível.
Curiosamente, o modelo de produção abandonou o “Ye” do seu nome e chama-se simplesmente S7. Não é nenhum Lamborghini Urus, mas para um Honda, é um design surpreendentemente ousado. De facto, destaca-se de uma forma que nenhum outro Honda vendido em mercados fora da China o faz, o que o ajudará a ultrapassar o ruído do mercado automóvel chinês. O S7 é o produto da joint-venture da Honda com a Dongfeng e está preparado para competir com modelos como o Tesla Model Y, o Onvo L60 e o Zeekr 7X.
No seu núcleo, o S7 é construído sobre uma plataforma EV dedicada e vem equipado com uma bateria de 89,8 kWh. O modelo básico inclui um único motor elétrico que debita uns modestos 268 CV (200 kW) às rodas traseiras. Embora não seja propriamente emocionante, esta potência deve ser mais do que suficiente para a condução quotidiana, e a variante mais económica tem uma autonomia de 650 km no ciclo CLTC chinês.
Para aqueles que desejam mais desempenho, existe uma versão com motor duplo e tração integral. Esta versão aumenta a fasquia ao adicionar um motor de 201 cavalos (150 kW) ao eixo dianteiro, elevando a potência total para uns impressionantes 469 cv (350 kW). Embora essa potência e peso extra diminuam a autonomia para 620 km, é mais do que suficiente para a maioria dos condutores.
Em termos de dimensões, o S7 tem 4.750 mm de comprimento, 1.930 mm de largura e 1.625 mm de altura, montado numa distância entre eixos relativamente grande de 2.930 mm, com uma distância ao solo mínima de 193 mm. Isto coloca o S7 na gama de um SUV compacto médio em termos de dimensões exteriores, mas com uma distância entre eixos mais próxima, ou mesmo mais longa, do que a de muitos SUV de tamanho médio. Para efeitos de comparação, o Honda Pilot tem uma distância entre eixos mais curta, de 2.891 mm.
No interior, o S7 aposta fortemente na tecnologia e no luxo. A peça central é um ecrã de infotainment de 12,8 polegadas orientado para a imagem, situado no centro do painel de instrumentos. Mesmo à frente do condutor, existe um painel de instrumentos digital de 9,9 polegadas e os tradicionais espelhos retrovisores desapareceram, substituídos por câmaras e ecrãs montados nas portas.
O habitáculo do Honda elétrico também inclui dois painéis de vidro no tejadilho para uma sensação de abertura e arejamento, e pode optar por um sistema de som Bose de 16 altifalantes com altifalantes nos apoios de cabeça dianteiros. Embora os toques de luxo sejam agradáveis, não são propriamente inovadores, mas devem agradar aos compradores que procuram algo um pouco mais requintado no espaço dos SUV elétricos.
