Em março último, o Audi RS Q e-tron venceu o seu primeiro rali de deserto, em Abu Dhabi, e agora a próxima evolução do protótipo está pronta, com melhorias significativas para os ralis de Marrocos 2022 e Dakar 2023.
Na sequência dos testes iniciais liderados por Arnau Niubó Bosch, Chefe de Engenharia de Testes, a Audi Sport revelou esta quinta-feira o RS Q e-tron E2 em Neuburg an der Donau, na Alemanha.
A carroçaria é totalmente nova e apresenta uma aerodinâmica significativamente melhorada. O que ajuda a baixar o peso e o centro de gravidade do protótipo. O conceito aerodinâmico na área da carroçaria debaixo do capô é completamente novo. A Audi eliminou a parte dos guarda-lamas que estava atrás das rodas da frente e criou a transição até à porta.
É certo que as novas dimensões do cockpit significam que o corpo tem uma secção transversal maior e, portanto, menos favorável. No entanto, foi possível reduzir o arrasto aerodinâmico geral em cerca de 15 por cento. O que não altera a velocidade máxima. Permanece limitado aos 170 km/h dos regulamentos.
Novas estratégias operacionais melhoram a eficiência do sistema de transmissão elétrica. A transmissão elétrica do Audi RS Q e-tron E2 é constituída por um conversor de energia composto por um motor de combustão interna e um gerador, bem como por uma bateria de alta tensão e dois motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro.
A gestão da energia desempenha um papel crucial. A eficácia do sistema de controlo eletrónico do complexo motor elétrico no Dakar permitiu excedentes de potência de curto prazo em situações em que as rodas faziam menos contato com o solo ao saltar ou em terrenos irregulares. Uma vantagem importante, uma vez que os regulamentos da FIA impõem um limite de 2 kilojoules de excesso de energia.
Na mudança de rodas, o piloto e co-piloto beneficiam agora de uma operação facilitada.
Os pilotos da Audi, Mattias Ekström/Emil Bergkvist, Stéphane Peterhansel/Edouard Boulanger e Carlos Sainz/Lucas Cruz passam a conseguir trabalhar com muito mais facilidade depois de um furo. Uma carroçaria simples, plana e componentes facilmente removíveis substituem as anteriores tampas volumosas das rodas sobresselentes nas laterais. As novas jantes de dez raios do parceiro Rotiform são mais fáceis de manusear.
No cockpit, os ecrãs continuam no campo de visão do condutor e estão localizados na consola central e o painel central com os seus 24 indicadores também se manteve. No entanto, os engenheiros reestruturaram os ecrãs e os controlos.
Esta evolução do Audi RS Q e-tron, denominada por E2, marca o início da segunda fase do programa de desenvolvimento do protótipo. Em outubro, no Rally de Marrocos, a equipa Audi Sport começará a preparação para o seu grande objetivo, o Rally Dakar 2023.