No mundo dos automóveis de luxo ou super-luxo, os clientes são muitas vezes bastante especiais e não compram modelos de série. Querem que sejam individuais e únicos, como os Rolls-Royce droptail.
O preço por carro? Segundo os rumores, é de dezenas de milhões de euros, e o fabricante mantém isso discreto. Agora há uma nova conversão droptail muito especial.
A Rolls-Royce acaba de anunciar o Arcadia Droptail, que diz ser “uma expressão de tranquilidade incorporada num sofá. É o epítome da contemplação tranquila, celebrando a pureza das formas e materiais naturais, ao mesmo tempo que serve como uma declaração clara do gosto pessoal do cliente”.
A Arcádia deve o seu nome ao reino mítico da Arcádia. Um lugar descrito na mitologia grega antiga como “o paraíso na terra”, uma terra conhecida pela sua extraordinária beleza e perfeita harmonia.
Inspirado por este nome, o cliente imaginou o Droptail Arcadia como um local tranquilo caraterizado pela redução, profundidade material e perceção tátil, um refúgio da complexidade da sua vida empresarial.
Para abordar o tema da calma, os especialistas da Coachbuild exploraram o design, as formas esculturais e a arquitetura das regiões preferidas do cliente em todo o mundo. Estas incluíam a precisão e a riqueza dos jardins tropicais modernistas de Singapura, da Indonésia e do Vietname.
Para além destas referências, o cliente também se inspirou no próprio veículo e no conceito de design Droptail. O cliente insistiu para que o seu modelo Coachbuild fosse absolutamente fiel ao primeiro esboço desenhado à mão que lhe foi apresentado pela primeira vez em 2019.
Para honrar a forma droptail, os designers da Rolls-Royce Coachbuild desenvolveram um esquema de cores de dois tons calmo e muito natural. O desejo do cliente era definir um branco intemporal, que à primeira vista parece ser uma cor sólida, mas que, quando visto de perto à luz natural, evoca um fascínio especial. Para o conseguir, a cor principal da carroçaria é um branco monocromático com partículas de alumínio e vidro.
Isto cria não só um brilho efervescente quando a luz atinge a carroçaria, mas também a ilusão de uma profundidade de cor infinita. Os especialistas da Rolls-Royce desenvolveram uma tinta metálica mais versátil e marcante com partículas de alumínio maiores. O cliente foi meticulosamente envolvido na harmonização do contraste entre o Bespoke Silver e o Bespoke White.
Ao contrário dos outros três “droptails” Coachbuilt, a fibra de carbono que compõe as secções inferiores é pintada em Bespoke Silver e não é total ou parcialmente visível. Isto eleva visualmente o perfil do automóvel para melhorar a sua presença elegante e dinâmica.
Em homenagem à pintura brilhante de alto brilho dos Rolls-Royces históricos que fascinam particularmente os clientes, os contornos exteriores da grelha do radiador, as secções das asas com vincos e as jantes de liga leve de 22 polegadas foram totalmente polidas à mão para obter um efeito espelhado.
A madeira ocupa um lugar central no interior, uma vez que o cliente fez exigências específicas em termos de textura, grão, cor e riqueza do material. O cliente partilhou muitos exemplos das suas preferências e inspirações nos campos da arquitetura, edifícios residenciais e automóveis clássicos para orientar os designers e especialistas em materiais da Coachbuild.
A utilização desta madeira de alta densidade no interior constituiu um grande desafio para os especialistas em artesanato da marca. O Santos Straight Grain tem um dos veios mais finos de todas as espécies de madeira. Se não for tratada com o máximo cuidado, racha-se facilmente durante a maquinagem e lasca-se durante o processo de secagem.
Uma vez que o Arcadia Droptail será conduzido em todo o mundo, mesmo em climas tropicais, foi dada especial atenção ao desenvolvimento de um sistema de proteção e de um procedimento de ensaio para as superfícies exteriores de madeira. No total, os elementos de madeira e o revestimento de proteção exigiram mais de 8.000 horas de desenvolvimento.