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Rimac vai expandir-se para o negócio da mobilidade. Vêm aí táxis autónomos

A Rimac vai estrear um táxi com tecnologia de condução autónoma já no início de 2024, lançando-se, assim, no setor da mobilidade autónoma. A marca croata prevê que o seu novo automóvel entre em operação em 2026, assinalando o início da atividade do Project 3 Mobility.

Segundo a notícia avançada pela publicação Autocar, a Rimac não adiantou muitos pormenores, mas fez saber que a Kia irá, igualmente, prestar suporte no desenvolvimento do projeto.

O fundador da Rimac, Mate Rimac, disse à Autocar que o Nevera desempenha um papel importante como produto de referência para a empresa, mas que o novo projeto tem como objetivo “mudar a vida de mais pessoas”, proporcionando um transporte urbano elétrico de fácil acesso.

Um dos detalhes revelados indica que a Rimac está igualmente a desenvolver a infraestrutura sobre a qual o serviço funcionará, a qual inclui, para além do veículo, uma rede de carregadores, hubs de armazenamento e lugares de estacionamento.

A Rimac revelou ainda que o novo veículo autónomo é algo completamente diferente, o que sugere que se deverá tratar de um modelo concebido de raiz. A título de curiosidade, foi utilizado um Renault Scenic durante os testes, o que poderá dar algumas indicações sobre o que esperar no futuro.

O Project 3 assumir-se-á como uma marca independente na futura oferta da Rimac e tem como base a capital croata, Zagreb. Porém, também está presente no Reino Unido, na sua unidade de investigação e desenvolvimento, com cerca de 100 engenheiros baseados nas novas instalações da Rimac Technology R&D UK, perto de Warwick.

A primeira prioridade do Project 3 é construir uma fábrica específica para os táxis autónomos, antes de se iniciarem as operações em vários locais fora da Croácia. Mate Rimac explicou numa declaração: “O objetivo é que a produção de veículos e de um grande número de componentes seja feita na Croácia, que exportará dezenas de milhares de unidades por ano para locais onde o serviço será prestado”.

A empresa deverá estar em conversações com cerca de 20 cidades na Europa e no Médio Oriente sobre a possibilidade de ali implementar o seu novo serviço, após a realização de um projeto-piloto em Zagreb.

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