O Ford Sierra RS500 é uma lenda do desporto automóvel. Fez com que os seus rivais corressem tanto que o Campeonato Alemão de Carros de Turismo (DTM) adaptou os seus regulamentos e introduziu um limitador do sistema de admissão de ar.
No final da década de 1980 e início da década de 1990, o Ford Sierra continuou a ganhar troféus atrás de troféus com o seu motor Cosworth de 500 CV. No entanto, para que a besta com a sua distinta asa traseira pudesse competir nas corridas, eram necessários modelos homologados – 5.000, para ser exato, 500 dos quais receberam melhorias agradáveis. Assim nasceu o RS500.
Embora tivessem “apenas” 224 CV, eram tão brutais para a estrada como os seus “irmãos” de competição. Para resumir a sua posição em números: 670.000 euros. Este foi o preço recorde atingido por um dos RS500 num leilão no ano passado.
O número 148 está agora a tornar-se a base para um projeto de restomod muito selvagem. A Vision148 é um consórcio de várias empresas automóveis britânicas. Com o seu projeto “RS500 Carbon Piranha”, pretendem demonstrar a tecnologia de fabrico de última geração e os materiais utilizados.
“O objetivo do Vision148 é trabalhar com especialistas do sector automóvel e dos desportos motorizados em fabrico aditivo e design digital, bem como colaborar com marcas originais, como a Cosworth, que darão vida a este automóvel. Isto será reforçado por um clube de membros único para envolver os fãs do projeto, que terão a oportunidade de possuir o carro acabado”, afirmam.
Não só a Cosworth, que já construiu o motor e está a celebrar o seu 65º aniversário com este evento, mas também os fãs do projeto poderão possuir esta reinterpretação brutal. Mas primeiro, o carro dador será desmontado na ASM Auto Recycling e tudo o que ainda for utilizável será aproveitado.
Depois começa o redesenho, no qual o Ford Sierra RS500 se transforma no RS500 Carbon Piranha. No Digital Manufacturing Centre (DMC) em Silverstone, a Yasid Design trabalhou com outros parceiros para criar o “vestido” de carbono redesenhado. Trazer o Sierra, com o seu design aerodinâmico pioneiro da época, para o futuro não parece ser assim tão difícil.
Particularmente notáveis são as cavas das rodas dianteiras e traseiras sobredimensionadas, que criam espaço para cobrir totalmente as rodas mais largas. Também são notáveis as soleiras largas, um cap^p com um estilo “controverso” e uma reinterpretação do icónico spoiler duplo. E porque a fibra de carbono é realmente agradável e leve, poupa muito mais peso aqui. Os nossos colegas da Top Gear estão mesmo a falar de um resultado final de menos de 1.000 quilos. Como se o Sierra RS500 de 1200 quilos precisasse de ser emagrecido?
Por isso, se se envolver no projeto através de crowdfunding, poderá eventualmente ter a oportunidade de chamar a si o RS500 Carbon Piranha. Embora ainda não haja uma data de conclusão à vista, o projeto Vision148 já está em curso há oito meses.