Revistacarros

Reparar os plásticos do seu carro, como fazer?

Reparar um automóvel é uma das tarefas mais comuns nos dias de hoje, mas pouco se fala da reparação dos plásticos que fazem parte da sua estrutura e que recebem grande parte do tratamento diário a que o veículo é sujeito.

Alguns componentes e sistemas estão sempre na mira para serem reparados ou substituídos e os acessórios plásticos, como o painel de instrumentos, não são alvo de tanta atenção. Existem algumas técnicas e sugestões para devolver a estes componentes o seu aspeto brilhante, que apresentamos de seguida, para manter o seu carro como novo.

Reparação de riscos nos plásticos do automóvel

Hoje em dia, pode encontrar na Internet uma série de tutoriais que o podem ajudar a restaurar o aspeto original das peças de plástico do seu automóvel.
Tente utilizar um pano limpo para evitar deixar vestígios de sujidade durante a limpeza. Existem produtos específicos para a limpeza das peças de plástico do carro, por isso, escolha o melhor quando comprar. Se os riscos forem muito profundos, deve ser aplicado outro plano mais eficaz.

Leia também: Como fazer com que o seu smartphone detete todos os radares

Ferramentas recomendadas para reparar os plásticos do interior do automóvel
– O álcool pode ser eficaz em situações urgentes, mas não se recomenda a sua utilização contínua devido a possíveis efeitos adversos.
– Utilize produtos de limpeza concentrados, de preferência em forma de aerossol, para remover detritos e sujidade.
– A utilização de uma pistola de calor ou de um secador de cabelo pode tornar os plásticos e os vinis mais maleáveis para serem remodelados.
– A utilização de uma lixa de grão fino é ideal para limar imperfeições e alisar superfícies danificadas.
– Devem ser usadas luvas de nitrilo ao manusear produtos químicos e produtos para evitar irritações na pele.
– Um óleo especial para automóveis é indispensável para reparar riscos no tablier ou lubrificar os bancos.
– Para reparar os plásticos exteriores, utilize uma tinta da mesma cor e, se necessário, utilize uma tinta semelhante para o interior.
– Utilize panos de microfibras limpos para evitar sujidade ou pó ao trabalhar em diferentes áreas do automóvel.
Evitar materiais inadequados
Alguns materiais, como produtos de limpeza domésticos, maçaricos, lixas grossas, plástico a baixa temperatura e tintas em spray, devem ser evitados para evitar danos adicionais nos plásticos do automóvel.

Como reparar os plásticos do interior do automóvel, nomeadamente o painel de instrumentos
Se tiver a tarefa de reparar o tablier, comece por lavá-lo com água e sabão específicos para automóveis. Utilize um pano e escovas de cerdas macias para limpar a sujidade.

Retire o excesso de material danificado com uma lixa, utilizando uma pistola de calor e uma esponja de polimento de grão fino para obter um aspeto uniforme.
Em seguida, lixe para remover as imperfeições e utilize álcool isopropílico ou um produto especial para limpar o interior do veículo. Aplique tinta e verniz conforme necessário para obter um acabamento impecável.

Passar algum tempo a reparar os plásticos do seu automóvel tornará a condução mais agradável, ao mesmo tempo que aumenta visualmente o valor do automóvel.
Evitando materiais inadequados e seguindo passos cuidadosos, pode conseguir um restauro bem sucedido dos plásticos, tanto no interior como no exterior do automóvel. Lembre-se sempre de adaptar os métodos à natureza e à extensão dos danos para obter resultados satisfatórios.

Exit mobile version