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A Suzuki renovou o Vitara (mais uma atualização da atual geração) com apenas um redesenho do estilo. Nota-se no para-choques e grelha frontal com acabamento em preto, nos novos faróis Full LED, assim como no novo spoiler, a dar continuidade ao tejadilho e mais volume à traseira.

Em termos de cores, uma oferta cromática composta por dez tonalidades, cinco das quais bicolores, sendo que, nesta palete, figuram duas cores totalmente novas no modelo: um Azul Esfera Pérola com tejadilho em preto metalizado e uma solução monocromática de Cinza Titan Metalizado.
Com uma oferta que, em Portugal, assenta em três níveis distintos de equipamentos – S1, S2 e S3 -, o Vitara conta, de série, com um novo sistema de infoentretenimento com ecrã maior (9 polegadas) e de melhor definição, além de navegação, reconhecimento por voz, câmara de visão traseira e conectividade sem fios via Apple CarPlay e Android Auto. Assim como com o Suzuki Connect, aplicação móvel que permite interagir com o automóvel, através do smartphone.


Em termos de segurança, a presença de um pacote de tecnologias e sistemas, entre os quais, a Travagem de emergência autónoma com deteção de peões, bicicletas e motos, alertas de mudança de faixa e anti-fadiga, assistentes de luzes de largo alcance, de manutenção e de mudança de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito e controle inteligente de velocidade.
Igualmente de série, o controle de velocidade adaptativo, pré-instalação de ‘alcohol interlock’, luz de alerta de travagem de emergência, controle de retenção em pendentes e controle de descida de pendentes (versões 4×4). Com os níveis de equipamento S2 e S3 a adicionarem a esta lista a deteção de ângulo morto e o alerta de tráfego posterior.


Finalmente também como parte do equipamento de série, o botão de arranque sem chave, climatização automática, faróis full LED, sensor de chuva, luzes automáticas, jantes de liga leve com pneus 215/55R17 e barras de tejadilho prateadas.
O Suzuki mantém-se à venda com duas motorizações híbridas, um Mild Hybrid, baseado num 1.4 Boosterjet de 129 cv com gerador ISG de 48V a prometer entre 15 e 20% de redução nos consumos de combustível, e um Strong Hybrid, com 1.5 Dualjet de 102 cv, mais um motor elétrico de 34 cv, que consegue circular em modo 100% elétrico, em trajetos curtos. Sendo que, nesta fase inicial, apenas o primeiro está disponível, enquanto o segundo só chegará lá mais para frente.


Quanto a preços, o agora renovado Vitara começa nos 26 914 euros, valor pedido pela versão de entrada Mild Hybrid S1, com o nível de equipamento intermédio S2 a custar 27 727 euros e o topo de gama S3 a arrancar nos 30 013 euros.
Com tração integral permanente (4×4), a oferta é composta pelo Mild Hybrid S2, por 29 550 euros, e pelo S3, com um preço inicial de 31 831 euros.
A Suzuki Portugal refere, ainda, que todos estes preços beneficiam já de uma campanha de lançamento presentemente em vigor, embora não prevejam as despesas de legalização e pintura metalizada.

Ricardo Carvalho

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