Um novo motor 1.0 sobrealimentado, revisão das motorizações existentes e uma gama de equipamento abrangente marcam a entrada do novo Kia Rio no mercado português.
Neste que é um dos segmentos de mercado mais competitivos, a nova geração do Rio reforça os principais pontos fortes, como o carácter prático, a qualidade e a tecnologia, fruto de um design interior e exterior renovado e equipamentos de segurança e telemática avançados.
A gama portuguesa é constiuida por duas motorizações, o conhecido 1.2 e um novo 1.0 T-GDi, e dois níveis de equipamento, Urban e Drive.
A oferta nacional conta agora dois motores Smartstream a gasolina: o novo 1.0 l T-GDi de 100 cv e uma versão renovada do 1.2 aspirado, que oferece tecnologia de injeção Dual Port e 84 cv de potência. Os níveis de equipamento são dois, Urban e Drive, e os preços de comercialização começam nos 14 250€.
No capítulo das motorizações, destaque para o novo Smartstream, que substitui o anterior 1.0 T-GDi da geração “Kappa”, surgindo equipado com tecnologia de Variação Contínua do Tempo de Abertura das Válvulas (CVVD) da Kia, entre outras inovações.
O sistema CVVD permite comutar impercetivelmente entre diferentes ciclos de combustão consoante a respetiva carga, melhorando o consumo de combustível em todas as situações de condução. Embora este novo motor debite a mesma potência que as anteriores motorizações da linha “Kappa” (100 cv), quando conjugado com a caixa de 7 velocidades de dupla embraiagem (DCT) da Kia oferece um pico de binário superior.
O novo Kia Rio também foi sujeito a profundas melhorias na sua gama de motores a gasolina previamente existentes, o que se traduziu numa diminuição do consumo de combustível e das emissões de CO2, bem como num aumento da facilidade de condução. No caso do mercado português, surge, assim, uma versão renovada do 1.2 aspirado, que oferece tecnologia de injeção Dual Port e 84 cv de potência.
O 1.0 l T-GDi de 100 cv, por seu lado, pode agora surgir equipado com uma caixa manual de 6 velocidades, que substitui a anterior de 5, ou com a caixa de 7 velocidades de dupla embraiagem (DCT) da Kia.
Os engenheiros da marca aperfeiçoaram ainda o sistema Idle Stop & Go (ISG), correspondendo assim à extensa utilização deste modelo em meios urbanos nos mercados de todo o mundo.
O novo ISG, ligado ao sistema de travagem, oferece uma poupança de combustível adicional, ao desligar o motor quando os pedais dos travões e da embraiagem são ambos acionados no momento em que o automóvel para. O motor liga-se novamente quando os dois pedais são libertados. Ao mesmo tempo, a mudança selecionada pelo condutor é novamente engrenada.
Até aqui, o sistema apenas estava ligado à embraiagem. Este pequeno ajustamento contribui para que o Rio ofereça uma melhor economia de combustível e menores emissões.
Os preços arrancam nos 14 250 euros do motor 1.2, preço com campanha. Quanto às versões com motor 1.0 Turbo, os preços começam nos 16 300 euros, também com campanha.