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O Chevrolet Corvette ZR1 de 2025 é o carro de produção americano V8 mais potente de sempre. Tem um V-8 de 5,5 litros com turbocompressor duplo com 1.065 CV e um redline até às 8000 rpm. Atinge os 350 km/h.

O novo ZR1 é, por outras palavras, um monstro. Tipicamente, o carro mais potente da gama ‘Vette, não é surpresa que este ZR1 seja um carro para registar. Mas mais de 1.000 CV é uma estreia para o Corvette. O último ZR1 tinha 755 CV – apenas mais 105 cv do que o Corvette mais potente seguinte da mesma geração – e o atual Z06 tem uns míseros 670 CV em comparação.

O motor do ZR1 está intimamente relacionado com o LT6 do Z06. Conhecido como LT7, partilha uma fundição do bloco e outras peças menores com o seis. No entanto, os componentes principais são diferentes. O bloco em si é maquinado de forma única, os novos pistões forjados contribuem para uma taxa de compressão muito mais baixa (9,8:1 em comparação com os 12,5:1 do LT6), tal como as cabeças totalmente novas, e é adicionada uma cambota diferente.

Os turbocompressores duplos com rolamento de esferas são imagens espelhadas um do outro. As válvulas de escape electrónicas permitem uma afinação cuidadosa do seu comportamento, especialmente fora do acelerador, para evitar o atraso do turbo. As turbinas também são feitas de um material especial chamado “MAR”, que aparentemente é melhor do que o Inconel. Para mim é novidade.

Esta potência turbo recém-descoberta é enviada através de uma versão reforçada e afinada da transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades encontrada em todos os outros Corvettes C8. O engenheiro-chefe executivo Tadge Juechter explica exatamente o que torna este grupo motopropulsor tão especial.

Outros componentes, como a suspensão do ZR1, são semelhantes aos dos C8 mais pequenos. De facto, o ZR1 partilha muito com o Z06 por baixo. Não é um carro de pista tão potente, mas o pacote ZTK que permite o máximo de força descendente significa que vai arrasar no seu circuito local. Acrescenta uma enorme asa traseira, planos de mergulho dianteiros e um lábio Gurney no capot. Além disso, tem molas mais rígidas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R.

Tal como acontece com todos os outros C8, o ZR1 pode ser adquirido em coupé ou descapotável. Tem uma janela traseira dividida, pela primeira vez desde os anos 60.

 

Ricardo Carvalho

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