A Horse Powertrain, uma joint venture entre a Renault, a Geely e a Aramco, vai apresentar um estranho conceito chamado Future Hybrid.
O que tem de especial? Permitir às marcas que fabricam veículos elétricos transformá-los facilmente em híbridos, graças a um sistema tudo-em-um fácil de integrar. E funcionará com todos os combustíveis.
Esta é uma novidade que não estávamos necessariamente à espera. Provavelmente já ouviu falar desta solução técnica conhecida como “retrofitting”, que permite transformar um veículo ainda em bom estado, trocando o seu motor poluente por outro um pouco (ou muito) menos poluente.
Muitas vezes, o objetivo é transformar um veículo antigo com motor de combustão interna num veículo elétrico, embora existam ainda vários constrangimentos técnicos e de certificação que impedem a aplicação desta técnica em grande escala.
No entanto, a ideia de reequipamento é inteligente: não deitar fora veículos que ainda podem ser conduzidos apenas porque o motor está desatualizado ou simplesmente porque já percorreu demasiados quilómetros. Isto também se aplica aos veículos comerciais.
Mas no momento em que a passagem da combustão interna para a energia elétrica se esforça por ganhar terreno, o grupo Renault trabalha numa readaptação… ao contrário!
Substituir (ou combinar) um motor elétrico e uma bateria, que custam tanto dióxido de carbono a fabricar, por um motor de combustão não está de acordo com a tendência para a eletrificação do parque automóvel europeu. Mas é exatamente isso que a Horse Powertrains, a filial do grupo Renault dedicada aos motores de combustão, tenciona fazer.
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O futuro conceito híbrido é concebido como uma unidade única composta por um motor de combustão, um motor elétrico e uma transmissão, reduzindo assim a complexidade de um grupo motopropulsor híbrido. Este facto oferece uma maior flexibilidade de montagem e permite a sua integração nas plataformas BEV existentes com um mínimo de modificações no veículo. (Cavalo)
Este conceito destina-se principalmente aos fabricantes de automóveis eléctricos que pretendem oferecer aos seus clientes um veículo com motor de combustão o mais rapidamente possível.
Recorde-se que a Horse (joint venture entre a Renault, a Geely e a Aramco) tem por objetivo produzir motores de combustão ou híbridos para clientes externos.
O Future Hybrid Concept deve, portanto, ser visto como um pacote completo para os construtores que desejam evitar o desenvolvimento dispendioso de um motor híbrido. A particularidade desta unidade é o facto de poder funcionar com todos os combustíveis, graças a modificações específicas na câmara de combustão: gasolina, E85, M100 (metanol) e combustíveis sintéticos.