No início, as coisas estavam claras dentro do grupo Renault quando Luca De Meo chegou em 2021: a Alpine seria responsável pela parte “desportiva” do negócio, enquanto a Renault seria responsável pelas operações do dia a dia.
Isto significou, de facto, o sacrifício do emblema R.S – de Renault Sport – que adornou alguns dos melhores carros desportivos. Esta política foi clarificada pela decisão de mudar o nome da equipa de Fórmula 1 do construtor francês para Alpine F1 em 2021.
Depois, as coisas complicaram-se quando os acabamentos “Esprit Alpine” ou mesmo “Atelier Alpine” foram acrescentados aos catálogos do Austral e de outros Captur com os seus toques mais desportivos… E a confusão continuou com a recente revelação da versão “de produção” do Renault 5 Turbo 3E com 500 CV, mais do dobro da potência de um Alpine A290…
No lançamento da temporada de Fórmula 1 de 2025 em Londres, Luca De Meo lançou mais dúvidas ao dizer à Autocar que o emblema Renault Sport poderia eventualmente ser revivido. “Oficialmente, colocámos a insígnia Renault Sport no gelo e tudo o que é desportivo é construído sobre a Alpine, mas isso não significa que a Renault Sport não possa ser ressuscitada”. O chefe do grupo Renault acaba, assim, de acrescentar uma peça à especulação, mas nada indica que se trate de um anúncio oficial. Se for verdade, seria uma reviravolta surpreendente.