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A Renault continua a aproveitar o espírito e a imagem do Renault 5 GT Turbo para mostrar a sua apetência como marca também desportiva, assim no concurso Chantilly Arts et Élégance 2022 (Oise, France), a 25 de setembro, vai revelar o R5 TURBO 3E.

Este automóvel 100% elétrico, lançado no âmbito das comemorações dos 50 anos do Renault 5, presta uma homenagem contemporânea às suas mais lendárias versões desportivas, os Renault 5 Turbo e Turbo 2. Tem logicamente o nome de R5 TURBO 3E, com a opção pelo “3” por surgir depois do Turbo 2 e pelo “E” por vincar a motorização elétrica.

Pensado para os circuitos, o R5 TURBO 3E é um “drifter” por excelência. Elétrico puro com tração traseira, interpreta como ninguém os códigos da deriva controlada à base de aceleração e controlo direcional. Tal como o seu fantástico antepassado, tem apenas dois lugares, sendo o espaço correspondente aos lugares traseiros ocupados pela motorização: dois motores elétricos para cada uma das rodas traseiras, estando as baterias colocadas ao centro, debaixo do piso.

O automóvel é montado num chassis tubular, sendo o fundo plano e a estrutura de proteção constituída por barras aprovadas pela Federação Internacional do Automóvel (FIA). Os motores do R5 TURBO 3E têm uma potência total de 280 kW (380 cv) e 700 Nm de binário, instantaneamente disponível.

Esta nova geração da “bombinette” dos anos 70 acelera dos 0 aos 100 em apenas 3,5 segundos (3,9 segundos em modo Drift), para uma velocidade máxima de 200 km/h. A bateria, com uma capacidade de 42 kWh, permite conduzir sem constrangimentos numa sessão de curvas em drift ou gincana. Neste último caso, o torneamento dos obstáculos é facilitado por um ângulo de direção das rodas superior a 50 °.

Para facilitar a gravação do desempenho a bordo, o R5 TURBO 3E tem 12 suportes de montagem de câmara, dentro e fora do carro. Por exemplo, nos faróis na frente, e nos espelhos exteriores. Locais perfeitos para obter as melhores imagens das sessões de drift.
À frente, tem uma grelha com grandes entradas de ar que servem tanto para o arrefecimento como para o efeito de solo. A divisão vertical em três partes é descendente direta do Renault 5 Turbo 2. Existem também faróis de nevoeiro “tal como na época” quadrados. Agora são quatro, cada um composto por 16 LED.

Na frente e na traseira, outros LED cor-de-rosa, azuis e amarelos iluminam-se e piscam quando o carro se atravessa e desliza, com uma atmosfera inspirada no mundo dos videojogos e nos anos 80 e 90. Os videojogos “retro” também serviram de inspiração para os autocolantes da decoração do automóvel. Finalmente, os vidros em Plexiglass são adornados em tons rosa e na janela traseira esquerda, enquanto um autocolante “La Vie en Rose” traz um pouco de suavidade a este automóvel-espetáculo.

No interior do R5 TURBO 3E encontramos um ambiente moderno e lúdico, onde se misturam referências ao mundo das corridas de automóveis, aos videojogos e, claro, aos Renault 5 e Renault 5 Turbo 2 e à sua época.

Sendo um automóvel que se conduz bem, o R5 TURBO 3E também vem adaptado aos novos tempos e o seu duplo digital vai evoluir no mundo dos jogos virtuais a partir da “Web3”, a Internet descentralizada onde serviços e plataformas online usam um modelo baseado em blockchains. Tambem será lançada uma coleção de NFT (Token Não Fungível) inspirados neste protótipo. Os proprietários destes ativos digitais beneficiarão de prémios e benefícios exclusivos.

Depois do concurso de elegância Chantilly Arts et Élégance 2022, o R5 TURBO 3E estará em exposição no stand da Renault, no Salão automóvel de Paris 2022 (17 a 23 de outubro). Na ocasião serão divulgados mais elementos sobre a afirmação deste automóvel como símbolo da marca.

ESPECIFICAÇÕES – R5 TURBO 3E

Comprimento: 4.06 m (incluíndo aileron)
Largura: 2,02 m
Altura: 1,32 m
Distância entre eixos: 2,54 m
Projeção dianteira: 625 mm
Projeção traseira: 740 mm

Chassis: tubular (+fundo plano+arco de segurança aprovado pela FIA)
Peso: 980 kg (+520 kg de baterias)

Pneus dianteiros: 225×35 R19
Pneus traseiros: 325×25 R20

Motorização: 100% elétrico
Potência: 280 kW (380 cv)
Binário: 700 Nm
Bateria: iões de lítio 42 kWh
Carga completa: 2 horas em carregador de 380V / 32A
Velocidade máxima: 200 km/h
0-100 km/h: 3,5 seg (3,9 seg em modo drift)

Ricardo Carvalho

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