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A versão definitiva só será conhecida no próximo ano mas os primeiros segredos do Renault 5 EV já estão a ser desvendados pela marca francesa.


A plataforma CMF-B EV, o sistema motriz e a bateria que equipam os novos protótipos são tecnicamente os mesmos do futuro veículo de produção.

O novo modelo recupera 70% dos elementos utilizados para produzir o Clio e o Captur, e, em comparação com o Zoe, é 30% mais barata de produzir. Conta com uma arquitetura flexível que permite montar um ou dois motores elétricos, esquemas de suspensão distintos e baterias de várias dimensões. Aquele que é já visto como um futuro campeão de vendas da marca do losango está agora a ser testado no circuito francês de Aubervoye, na Normandia.


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Um dos segredos agora revelados tem a ver com a suspensão do R5, que terá uma configuração multibraços, com molas e amortecedores verticais. Esta solução em estreia para um carro do segmento B aumenta a agilidade e a segurança.


A boa estabilidade também parece estar garantida graças à distribuição otimizada do peso que a bateria montada entre os dois eixos permite. Constituída por quatro módulos, que a tornam mais rígida e mais leve em 15 quilos, tem uma arquitectura de 400 volt e será produzida pela própria Renault. Sabe-se apenas que o motor instalado à frente será síncrono, com uma unidade de gestão electrónica que junta o carregador e o conversor na distribuição da potência.

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Já o sistema de travagem, desenvolvido em parceria com a Continental, combina um sistema mecânico com retenção de energia para recarregar a bateria.

Ricardo Carvalho

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