fbpx




A Renault apresentou um novo SUV híbrido chamado Grand Koleos no Salão Automóvel de Busan, na Coreia. Curiosamente, este modelo não partilha nada com a geração anterior do Koleos, uma vez que é fortemente baseado num SUV da Geely.

Conforme indicado por suas proporções e estilo, o Renault Grand Koleos é um modelo gêmeo do Geely Xingyue L que se estreou em 2021. No entanto, como o primeiro produto da parceria entre Geely e Renault, ele apresenta mais do que alguns painéis de carroçaria redesenhados.
A frente adopta a caraterística grelha Renault e as entradas de ar do para-choques, com novos gráficos LED nos faróis. O perfil parece familiar, mas a chapa metálica é nova e a estufa foi ligeiramente revista na parte de trás. Por outro lado, a traseira é mantida com pequenas alterações no para-choques e na porta da bagageira.

A frente apresenta a grelha e as entradas de ar do para-choques com a assinatura da Renault, juntamente com novos gráficos LED nos faróis. Embora o perfil pareça familiar, a chapa metálica é nova e a estufa foi ligeiramente revista na parte de trás. Em contrapartida, a traseira mantém-se praticamente inalterada, com apenas pequenas modificações no para-choques e na porta da bagageira.

A empresa também apresentou a versão Esprit Alpine, o topo de gama da gama. Este modelo distingue-se pelos detalhes exteriores em azul, pelo emblema Alpine nos guarda-lamas e pelas jantes de liga leve de 20 polegadas exclusivas. No interior, apresenta um habitáculo de temática escura com costuras azuis e inserções em Alcantara. Todas as versões vêm com um ecrã triplo de 12,3 polegadas de origem Geely que cobre a maior parte do painel de instrumentos.

Em termos de pegada, o Renault Grand Koleos mede 4.780 mm de comprimento, com uma distância entre eixos de 2.820 mm. Isto torna-o maior do que o Koleos anterior e do que os SUVs Austral e Espace com especificações europeias. O interior está disponível exclusivamente numa configuração de cinco lugares, oferecendo uma generosa capacidade de bagageira de 633 litros.

Tal como o seu gémeo, o Geely Xingyue L, o Renault Grand Koleos assenta na arquitetura CMA, que também é utilizada pelo Volvo XC40 e por vários modelos da Geely e da Lynk & Co. Sob o capot, existem opções para grupos híbridos, embora a plataforma também seja compatível com configurações de veículos elétricos.

A configuração eletrificada inclui um motor turbo de 1,5 litros e dois motores elétricos, produzindo uma potência combinada de 245 CV. Existe também um motor a gasolina de 2,0 litros turboalimentado 211 CV. Em ambos os casos, a potência é transmitida ao eixo dianteiro, com o modelo ICE a oferecer também a opção de tração integral.
O Renault Grand Koleos estará disponível na Coreia a partir deste outono, com a marca a aceitar já pedidos de encomenda. Atualmente, não é claro se a Renault planeia exportar o modelo para outros mercados.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade