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Na história do automóvel, alguns concept cars deixaram uma marca indelével, enquanto outros caíram no esquecimento, apesar da sua originalidade.

O Renault Gabbiano é um destes concept pouco conhecidos que merece ser redescoberto, encarnando o futuro do automóvel citadino com as suas linhas angulosas, o seu teto panorâmico e as suas portas de asa de gaivota.

Apresentado em 1983 no Salão Automóvel de Genebra, o Renault Gabbiano, concebido em colaboração com a Italdesign, representava o futuro do citadino compacto. O Gabbiano, cujo nome significa “gaivota” em italiano, em referência à abertura das suas portas, foi desenhado pelo próprio Giorgetto Giugiaro! As suas linhas fluidas e aerodinâmicas lembram surpreendentemente outros exercícios de estilo da época, com as suas formas angulosas e acentuadas. Uma das caraterísticas mais marcantes do automóvel é, sem dúvida, o vidro em todas as portas, algo inédito na época. As portas em borboleta, combinadas com a carroçaria em cinzento-carvão, fazem lembrar um certo DeLorean DMC-12, também desenhado por Giorgetto Giugiaro.

Este Gabbiano Concept é baseado no Renault 9, uma berlina compacta da época. No entanto, o conceito vai muito além dos padrões da Renault, com o seu novo habitáculo futurista, silhueta baixa e esguia e teto panorâmico em vidro. No interior, a Renault optou por um painel de instrumentos minimalista, centrado no condutor. Uma caraterística que é omnipresente no mercado atual. Outro aspeto inovador do Gabbiano é a sua configuração interior. A modularidade dos bancos e a disposição dos comandos permitiram uma disposição mais ergonómica. Mas a sua condução era igualmente intuitiva, graças, nomeadamente, ao computador de bordo, avançado para a época.

Sob o capô, o concept car estava equipado com um motor turbo de 1,4 litros, proveniente do Renault 11 Turbo, que oferecia 72 CV e 104 Nm de binário às 5.750 rpm. Tudo isto estava associado a uma caixa manual de 5 velocidades e a uma carroçaria em fibra de vidro, que contribuía para a sua leveza. Embora o automóvel tenha sido admirado aquando da sua apresentação, nunca foi concebido para entrar em produção. Tal como muitos conceitos, tratava-se essencialmente de um exercício de estilo, com o objetivo de explorar novas ideias sem os constrangimentos da produção em série. No entanto, alguns elementos do Gabbiano influenciaram os futuros design da marca do losango.

Ricardo Carvalho

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