Este é o Renault Filante, descrito pela marca francesa como um laboratório sobre rodas. O nome é inspirado em dois automóveis Renault do passado: o 40 CV des Records e o Étoile Filante (estrela cadente). Estes monolugares “perseguidores de recordes” ganharam uma série de prémios de velocidade e resistência, nos anos 20 e 50, respetivamente. E, como estes, também o novo Filante irá estabelecer um novo padrão de eficiência para automóveis elétricos. O seu objetivo será bater novos recordes de consumo e de autonomia.
O que significaria, por exemplo, ultrapassar o recorde do Mercedes Vision EQXX, que fez 1.202 km, praticamente a distância que separa Lisboa e Barcelona por estrada, com um consumo médio de apenas 8,3 kWh/100 km.
O concept será apresentado apenas na primeira semana de fevereiro, mas são conhecidas já algumas características, além do desenho vincadamente retro.
Previsivelmente, as medidas de redução de peso vão desempenhar um papel importante no desenvolvimento. O chassis é feito em alumínio, fibra de carbono e aço, e os engenheiros reduziram ao máximo o uso de materiais superfluos. A equipa também usou Scalmalloy, uma liga de alumínio projetada especificamente para impressão 3D. Como resultado, o carro pesa 1.000 kg, apesar de a bateria sozinha pesar 600 kg.
A bateria é montada sob os pés do motorista, com capacidade de 87 kWh, combinando com as especificações de produção do crossover Scenic E-Tech. Porém, para caber no corpo ultrabaixo do Filante Record 2025, recorre à tecnologia cell-to-pack, dentro de uma carcaça de carbono. No momento, não há informações sobre os motores elétricos.