Nem sequer dois anos passaram. Foi o tempo que decorreu entre a data de lançamento da sexta geração do Renault Espace e… o seu restyling!
Esta forte aceleração do calendário não deve ser entendida como um desmentido – um restyling é frequentemente efetuado após três ou quatro anos no mercado – uma vez que esta Espace, que foi totalmente convertida em SUV em março de 2023, atraiu cerca de 11.000 clientes no seu primeiro ano completo no mercado.
No entanto, o Volkswagen Tiguan e o Peugeot 5008, também disponíveis em versão de 7 lugares, fizeram melhor. Além disso, desde a chegada do Clio renovado e do Rafale, chegou a altura de tornar mais verticais as assinaturas luminosas na extremidade do capô. Se o Austral também vai receber em breve uma, é a vez do Espace beneficiar de uma frente redesenhada… e muito mais.
Para o modelo 2025, 1/3 da carroçaria foi alterada. Para além dos farolins dianteiros e traseiros, imediatamente percetíveis, o capô, a porta da bagageira, a grelha e os frisos foram igualmente reformulados, conferindo ao Espace “2025” um restyling verdadeiramente visível. O grande SUV da Renault exibe imediatamente uma personalidade mais agressiva e, ao mesmo tempo, parece mais esguio, apesar de simbolicamente ter crescido 2 cm (4,74 m).
O interior não foi exceção, embora seja necessário um olhar um pouco mais atento para detetar a chegada de novos bancos mais envolventes e de uma câmara no pilar esquerdo do para-brisas. O objetivo deste “olho” é obviamente vigiar o condutor para evitar que adormeça. Embora seja mais barato fazê-lo através de sensores no volante, a escolha de uma câmara pode também ser uma prova de que a Renault está a antecipar as futuras obrigações europeias em termos de segurança ao volante.
Se a câmara se tornar obrigatória, este Espace já está preparado. Já estava preparado em termos de multimédia, com o seu duplo ecrã de 24 polegadas e o sistema operativo Google Automotive. Quanto aos restantes passageiros – o Espace continua a estar disponível em versões de 5 ou 7 lugares – terão de tirar partido do novo teto panorâmico “Solarbay”, que continua a ser fixo, mas que cobre agora 2 m2 de superfície, bem como da possibilidade de ajustar o banco corrido para encontrar o espaço adequado para as pernas.
Sob o capô, no entanto, não há qualquer alteração. O grupo motopropulsor híbrido não recarregável de 200 CV continuará a equipar o grande SUV da Renault, em benefício da economia de combustível. Da mesma forma, o catálogo continuará a apresentar os três acabamentos conhecidos até à data: Techno, Esprit Alpine e Iconic.
É com estes dois últimos que o Espace poderá beneficiar de uma direção às quatro rodas de série, garantia de eficácia em estrada, mas também de manobrabilidade na cidade e nas manobras. As alterações introduzidas com este restyling terão, sem dúvida, um impacto no preço do Renault Espace 2025, que deverá começar por pouco mais de 46.000 euros quando chegar aos concessionários no início do verão.
