Revistacarros

Renault Embléme: o hidrogénio ao serviço de uma shooting brake

A Renault pretende deixar a sua marca no Salão Automóvel de Paris. Ao lado do novo R4 E-Tech elétrico, surge o Emblème, um surpreendente concept car 100% elétrico, que ocupará um lugar de destaque.

Tal como muitos construtores em todo o mundo que se esforçam por reduzir as suas emissões de CO2, a Renault tem como objetivo atingir o “carbono zero” até 2040 na Europa e 2050 a nível mundial.
Para o conseguir, a marca francesa está a trabalhar num novo concept car, uma “shooting brake” 100% elétrica chamada Emblème, cujo principal objetivo é reduzir ao máximo as suas emissões de CO2.

Com 4,80 m de comprimento e 1,52 m de altura, e um peso de apenas 1750 kg (incluindo a bateria), o Renault Emblème baseia-se na plataforma AmpR, tal como o Renault Scenic E-Tech e o Megane E-Tech (uma versão “pequena” desta plataforma é utilizada para o R5 E-Tech, R4 E-Tech e Twingo E-Tech).

É alimentado por um motor elétrico convencional (160 kW), associado a uma bateria de 40 kWh para utilização diária. Dispõe igualmente de uma pilha de combustível a hidrogénio (célula PEMFC de 30 kW, depósito de 2,8 kg), que deverá facilitar os trajetos longos.

Assim, o Emblème poderá, segundo a Renault, percorrer até 1.000 km “num tempo equivalente ao de um veículo de combustão”. O abastecimento de hidrogénio só seria necessário duas vezes (em menos de 5 minutos), o que lhe permitiria uma autonomia de 350 km. A marca afirma mesmo que, numa viagem de Paris a Marselha, “75% da eletricidade consumida pelo veículo seria produzida pela pilha de combustível, sem outras emissões para além da água”.

O Renault Emblème estará em exposição no stand do construtor francês no Salão Automóvel de Paris.

Exit mobile version