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Meio milhão de unidades vendidas só em Portugal. Ou seja, uma média de mais de 40 Clio por dia a saírem da Rede de Concessionários da Renault. Desde que foi lançado, nenhum outro automóvel conseguiu chegar a tantos portugueses.

Sem dúvida, um dos modelos mais populares no país, como também confirmam outros números: Em 12 anos, o automóvel mais vendido em termos absolutos, seis deles consecutivos: 1999, 2002, 2003, 2008, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020; Em 15 anos foi o líder do segmento: para além dos anos em que foi líder absoluto de vendas, 2006, 2007 e 2012; Em 25 anos esteve no pódio dos mais vendidos e, em mais de três décadas, só em 2005, não esteve no top 5 absoluto de vendas.

Contabilizadas as vendas até ao dia 4 de dezembro de 2023, o Clio I, comercializado entre setembro de 1990 e março de 1998, permanece como a geração mais vendida, com um total de 172.258 unidades comercializadas: 139.124 das versões de passageiros e 33.134 como comercial de 2 lugares, tão popular na década de 90 e no início do milénio.
Entre abril de 1998 e setembro de 2005, o Clio II assumiu-se como a segunda geração que mais vendeu em Portugal, com um total de 163.016 unidades: 112.471 como automóvel de passageiros e 50.545 como comercial ligeiro.


Já o Clio III, vendido entre outubro de 2005 e novembro de 2012, conquistou o coração de 65.107 portugueses: 55.374 nas versões de 5 lugares e 9.733 como 2 lugares.
O Clio IV vendeu mais do que o antecessor, com um total de 79.263 unidades vendidas no país, entre novembro de 2012 e novembro de 2019: 71.705 como ligeiro de passageiros e 7.558 como comercial ligeiro.
Desde setembro de 2019 e até 4 de dezembro de 2023, já foram comercializadas 23.108 unidades do Clio V e, hoje, a versão híbrida já é responsável por 14% das vendas do modelo.

Mas ainda ficam outros números curiosos: 2002 foi o ano em que foram vendidos mais Clio, no caso, da primeira geração, com um total de 26.831 unidades; O Clio Société, o que é o mesmo que dizer, a versão comercial de dois lugares, foi responsável pela venda de cerca de 20% das vendas totais do modelo, em Portugal; O Clio Break, designado por Sport Tourer na quarta geração, representou pouco mais do que 5% das vendas totais do modelo no país. No entanto, esta versão apenas foi um exclusivo da terceira e quarta gerações.


Em relação ao Clio Société, comercializado entre 1990 e 2020, como versão comercial ligeiro do Clio I, II, III e IV: Um total de 100.970 unidades foram vendidas, cerca de 20% das vendas totais do modelo; O Clio II foi a geração que mais versões Société vendeu. Um total de 50.545 unidades, seguido do Clio I (33.134), Clio III (9.733) e Clio IV (7.558);

Por reivindicar medidas que não permitem a homologação (também) como comercial ligeiro, só o Clio V é que nunca disponibilizou uma versão de dois lugares. Quanto ao Clio na versão carrinha, comercializado entre 2008 e 2020, no Clio III e IV: Um total de 26.828 unidades foram vendidas, cerca de 5% das vendas totais do modelo; Com 19.455 unidades vendidas, o Clio IV Sport Tourer foi a carrinha que mais vendeu, enquanto o Clio III Break se quedou pelas 7.373 unidades.

Ricardo Carvalho

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