A Renault anunciou que o seu próximo SUV do segmento C será apresentado nos próximos meses e chamar-se-á Boreal.
Está previsto ser oferecido em mais de 70 mercados fora da Europa e será lançado primeiro na América Latina.
Anunciado como um marco no International Game Plan 2027 da Renault, o Boreal segue-se ao Kardian, que foi apresentado no final de 2023.
A empresa não está a dizer muito sobre o modelo neste momento, mas afirmou que “ilustra a nova ambição mundial da marca”, bem como a sua “mudança para o mercado superior”.
A estreia está programada para ocorrer no Brasil e a marca disse que pensou muito no nome do crossover. Como eles explicaram, o nome é derivado de boreas, que era o deus do vento na mitologia grega. Além disso, o nome deriva de “vento norte” em latim.
A Diretora de Estratégia de Nomenclatura da Renault, Sylvia dos Santos, disse que isto faz do Boreal um bom nome para um SUV, uma vez que implica força e um “design que melhora o estatuto”. Ela continuou dizendo que evoca pensamentos de aurora boreal, que são mais conhecidos como as Luzes do Norte.
No final, a Renault disse que o nome “encapsula perfeitamente os valores que o SUV representa: tecnologia, status e conforto”. A empresa continua dizendo que o Boreal é “sem precedentes na linha” e será um “convite para escapar e descobrir horizontes sem fim”.
Para além das hipérboles de marketing, os rumores sugerem que o Boreal poderá ser uma versão rebatizada do Dacia Bigster. Isto não deve ser muito surpreendente, uma vez que o já mencionado Kardian era uma versão ligeiramente revista do Dacia Sandero.
Se este for o caso, podemos esperar que o Boreal seja um crossover acessível que oferece um design robusto, bem como um interior minimalista com um sistema de infotainment de 10,1 polegadas, bem como um painel de instrumentos digital de 7 ou 10 polegadas.
O modelo europeu também oferece uma variedade de motores, desde um híbrido moderado de 1,2 litros e três cilindros com 130 CV (96 kW) até um híbrido completo com um motor de 1,8 litros e quatro cilindros e 155 CV (115 kW).