Os hot hatches elétricos ainda são poucos. Os modelos que nos vêm à cabeça são o Abarth 500e, o Cupra Born VZ, o Mini John Cooper Works e o menos conhecido MG4 XPower.
A Renault quer ofuscar todos estes – incluindo o seu próprio Alpine A290- com uma iteração ridiculamente poderosa do renascido 5. Sim, o Renault 5 Turbo está de regresso.
Afinal, este Renault 5 Turbo 3E não é apenas para exibição. A marca francesa tenciona colocar o carro em produção. O pequeno mas poderoso hatchback terá tração traseira, tal como o seu antepassado dos anos 1980. Em vez de ter o motor de quatro cilindros montado a meio do carro, terá um par de motores elétricos traseiros. Esse motor turbo de 1,4 litros produzia cerca de 160 cavalos de potência, enquanto o seu sucessor espiritual EV terá mais do triplo da potência.
Os franceses apresentam uma potência combinada de mais de 500 CV, ou seja, mais 285 cv do que o Alpine A290. A diferença de potência entre o 5 Turbo 3E e um Renault 5 normal é ainda maior, com uns ridículos 350 CV. O binário não é mencionado, mas sabemos que o hatch elétrico necessitará de apenas três segundos e meio para atingir os 100 km/h desde 0. Isto torna-o 0,3 segundos mais rápido do que o MG4 XPower, que tem “apenas” 429 CV.
A carroçaria musculada elimina as portas traseiras do Renault 5 normal em troca de aberturas de ventilação laterais. A Renault acrescenta-lhe guarda-lamas salientes, como um regresso ao R5 Turbo original. Também sobressaem as enormes jantes de 20 polegadas num carro que continua a ser pequeno. As jantes de dois tons estão equipadas com pneus 245/35 ZR20 à frente e 275/35 ZR20 atrás.
Uma vez que o Renault 5 normal tem uma disposição de tração dianteira com um único motor, é seguro dizer que existem algumas mudanças importantes por debaixo da pele. A versão de desempenho com motor duplo e tração traseira utiliza uma “superestrutura de carbono”, que se afirma ser “leve e extremamente rígida”.