A Renault está a celebrar. Há quatro décadas “reinou” com o 5 Turbo 2 e há duas décadas voltou a surpreender o mundo com o Clio V6. Em ambos os casos, carros desportivos e clássicos de culto.
Dois modelos cujo espírito está a ser condensado no novo Renault 5 Turbo 3E que acaba de ser desvendado, embora sem um motor de combustão debaixo da carroçaria. Para a Renault, o futuro da dinâmica e da performance é elétrico… mesmo que outras marcas comecem a pensar o contrário.
À primeira vista, o novo Renault 5 Turbo 3E tem um aspeto espetacular, levando mais longe o bom trabalho da marca na transformação do 5 E-Tech. Naturalmente, a carroçaria tem uma aerodinâmica própria e uma largura acrescida, em parte devido à necessidade de alargar as vias.
Além disso, existem várias opções de personalização que permitem decorar o exterior com as cores icónicas do modelo original, incluindo as cores do Tour de Corse de 1982, famoso nos ralis.
Em todo o caso, estamos a falar de um modelo compacto, com 4,08 metros de comprimento, 2,03 metros de largura e 1,38 metros de altura, com uma distância entre eixos de 2,57 metros… embora tenha crescido em relação ao modelo de que deriva. Um Renault 5 E-tech convencional tem 3,92 metros de comprimento, 1,77 metros de largura e 2,54 metros de distância entre eixos. A altura foi reduzida em 12 cm.
No interior, bacquets desportivas com cintos de segurança de seis pontos e estofos em Alcantara. O carbono também é utilizado para reduzir o peso, mas a caraterística mais marcante é o travão de mão de estilo rali com uma alavanca vertical. Por outro lado, existe um ecrã de 10,1 polegadas para a instrumentação e um ecrã de 10,25 polegadas para o sistema multimédia OpenR.
De acordo com as informações da marca, o Renault 5 Turbo 3E é construído sobre uma plataforma eléctrica dedicada com uma arquitetura de 800 volts. A bateria tem uma capacidade de 70 kWh e a autonomia atinge os 400 km na homologação do ciclo WLTP.
A tração é assegurada por dois motores elétricos nas rodas traseiras, cada um com 272 CV (200 kW), para uma potência total de 540 CV e um binário máximo selvagem de… 4.800 Nm. Com um peso de 1.450 kg, não é de admirar que demore apenas 3,5 segundos a atingir os 0-100 km/h e chegue aos 270 km/h.