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Renault 5 ou Mini Cooper. Qual o elétrico com mais pinta do momento?

O Renault 5 renasce sob o signo da eletrificação e em estilo.   

Na contagem decrescente para o arranque da comercialização do novo Renault 5 em Portugal, promovemos já o primeiro frente a frente com um modelo que celebra também o estilo retro e revive um clássico icónico do passado, mas voltado para o futuro da eletrificação, o Mini Cooper.

DESIGN

Aqui, iguais na diferença. Ou seja, apesar das imagens distintas, Renault 5 e Mini Cooper imitam-se no conceito, na medida em que permanecem muito fiéis aos modelos originais em que se baseiam, cuja identidade visual souberam reinterpretar para se adaptarem aos tempos modernos.

Talvez o Mini Cooper Electric tenha vindo a perder a aura retro nas consecutivas atualizações, embora o conjunto seja ainda extremamente familiar, com características perfeitamente reconhecíveis, dos faróis redondos na dianteira ao formato da grelha e às proporções gerais.

O Renault 5 é mais marcante porque, com o salto temporal entre o primeiro R5 e 2024, reconhecemos que os designers da marca francesa fizeram um trabalho notável. A essência do modelo original, com linhas retas e angulares e uma traseira musculada, alargada na zona das cavas das rodas.

Mais uma referência ao clássico Renault 5 é evidente nos farolins montados verticalmente, ligados por uma peça de acabamento preta.

E uma das características de destaque no exterior é um novo indicador de carga colocado no topo do capot, inspirado nas entradas de ar do carro original. Dada a natureza elétrica deste novo modelo sub-compacto, os designers da Renault utilizaram este espaço para um painel gráfico que se ilumina sempre que o veículo está ligado a um carregador, indicando o nível de carga atual. Quando a bateria atinge a sua capacidade máxima, o ecrã LED toma a forma do número 5.

DIMENSÕES

Apesar de ficarem ambos abaixo dos 4 metros de comprimento, os dois modelos competem no segmento B, contra utilitários mais espaçosos e mais práticos. São uma proposta mais emocional dentro da categoria e com dimensões muito aproximadas. O R5 tem 3.920 mm de comprimento, 1.770 mm em largura e uma altura de 1.500 mm, para uma distância entre eixos de 2.540 mm. Por sua vez, o Cooper E, ligeiramente mais compacto em todas as direções, mede 3.863 mm por, 1.727 mm e 1.414 mm; com uma distância entre eixos de 2.495 mm.

No compartimento da mala, o francês oferece uma capacidade de 360 litros, muito acima do rival de ocasião, que não vai além dos 211 litros.

MOTORES

Neste parâmetro, o R5 deixa-se ultrapassar, tanto em variedade de opções mecânicas quanto em desempenho.

O recém-chegado Renault está disponível com dois motores. O primeiro desenvolve 120 CV de potência e 225 Nm de binário máximo, é alimentado por uma bateria com capacidade de 40 kWh e atinge uma autonomia superior a 300 km. O segundo atinge 150 cv e 245 Nm de torque, é aliado a uma bateria de 52 kWh e seu alcance de ação é de 400 km.

Para o Mini Cooper Elétrico há três opções: a de acesso chama-se E, desenvolve 184 cv, utiliza bateria com capacidade de 40,7 kWh e tem autonomia homologada de 291 km. Segue-se o SE, que já produz 218 CV, utiliza bateria de 54,2 kWh e tem autonomia de 387 km.

O topo de gama é o elétrico John Cooper Works, que atinge os 258 cv, continua com tração dianteira, utiliza a mesma bateria da versão anterior e aprova uma autonomia de 371 km.

PREÇO

O prometido 5 E-Tech por 25.000 euros chegará apenas em 2025, nos acabamentos Five, Evolution, Techno, Iconic cinq, além da série especial Roland-Garros.

Para já, as únicas disponíveis para encomenda são as versões Techno e Iconic, sempre com a bateria de 52 kWh, com uma autonomia de até 410 km, e motor de 150 CV, o mais potente.

O modelo já pode ser configurado e encomendado, sendo que dispõe de série de equipamentos com a bomba de calor, carregador bidirecional de 11 kW AC, carregador rápido até 100 kW, climatização automática, jantes Techno e Chrono de 18”, câmara de marcha-atrás, regulador de velocidade adaptativo.

O painel de bordo combina instrumentação digital de 10” e um ecrã central de 10,1”, com o sistema multimédia OpenR Link com Google incorporado.

O Mini Cooper elétrico comercializa-se em quatro versões (Essential, Classic, Favoured e John Cooper Works), sendo comum a todas o amplo painel central de bordo redondo – há muito tornado monitor digital -, que adquire ecrã de 9,44” e com alta definição de imagem e o software de última geração.Os preços em Portugal arrancam nos 34.800 euros para o Cooper E (184 CV) e nos 38.400 para o SE (218 cv).

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